BANESE: BANCO DE SERGIPE INFORMA VAZAMENTO DE MILHARES DE CHAVES PIX

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) informou que o vazamento de dados do PIX não afetou a confidencialidade de senhas, histórico de transações ou demais informações financeiras de seus clientes. A informação foi divulgada inicialmente pelo Banco Central na tarde desta quinta-feira (30).

Em nota, o Banese comunicou que foram detectadas consultas indevidas a dados relacionados a 395 mil chaves PIX, exclusivamente do tipo telefone, de não-clientes do banco, a partir do acesso de duas contas bancárias de clientes do banco.

Ainda segundo o Banese, o fato foi comunicado à Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD e, em conjunto com o BACEN, tem trabalhado na apuração e comunicação dos fatos.

Orientações

O Banese reforçou a necessidade da adoção de cuidados básicos a serem seguidos pelos usuários do Sistema Financeiro: sempre suspeitar de mensagens SMS ou em aplicativos enviadas por números desconhecidos e nunca clicar em links enviados por tais números; ter atenção redobrada ao receber ligações de pessoas se passando por Bancos e jamais fornecer informações pessoais, códigos recebidos via SMS ou senhas bancárias; ter cuidado com e-mails e páginas falsas que tentam se passar por qualquer instituição financeira; nunca utilizar senhas fáceis de serem descobertas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *