FRANCISCO DIEMERSON DE SOUZA PEREIRA: Um piauiense de grande destaque em Aracaju. – Imprensa 24h

imagem03-06-2022-02-06-09imagem03-06-2022-02-06-09

Francisco Diemerson de Souza Pereira nasceu dia 24 de julho de 1985 na cidade de Jaicós, no sertão do Piauí. Filho de Juracy Pereira Neto e Margarida de Sousa Pereira, mudou-se com sua família para a cidade de Aracaju em 1989. Seu pai era motorista e sua mãe era empregada doméstica.

Francisco desde muito pequeno mostrou-se interessado pelos estudos e seus pais mesmo sendo de condição humilde não se descuidaram na missão de instrui-lo, e em 1992 o matricularam no Centro Educacional Sabino Ribeiro no bairro 18 do Forte, em Aracaju.

No ano de 1995 transferiu-se para a Escola Estadual 17 de março, onde atuou como presidente do Grêmio Estudantil. Em 2001, já adolescente, iniciou o ensino médio no Atheneu Sergipense onde passou a integrar a Arcádia Literária Estudantil, instituição cultural do colégio, formada por estudantes, e fundada em 1956. Conseguiu o seu primeiro emprego no Conselho Estadual de Cultura de Sergipe, na gestão de Luís Fernando Ribeiro Soutelo, como estagiário, em 2002.

No ano seguinte, assumiu a presidência da Arcádia Literária do Atheneu. Participou também da Fundação da Casa do Poeta Brasileiro em Aracaju, com Ilma Fontes, em 2005. Começou a trabalhar na Faculdade Pio Décimo, como assessor administrativo, em 2016. O jovem resolveu prosseguir com seus estudos e em 2007 iniciou o curso de graduação em História na Universidade Tiradentes (UNIT), e mesmo antes de concluir o curso, em 2008, começou a trabalhar como professor de História no Colégio Pio Décimo. Porém, a graduação lhe parecia pouco e concorrendo a uma bolsa, é aprovado em 2º lugar no curso de mestrado em Educação da UNIT, em 2010. Em 2012 começou a lecionar na Faculdade Pio Décimo, no ensino superior.

Terminando o mestrado em Educação, Francisco assumiu a coordenação do PROUNI, no grupo Pio Décimo, e em 2014, a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju o nomeia Assessor. Com todo o seu currículo e experiência, o jovem que sonhava alto fundou a Academia de Letras, e tornou-se o primeiro vice-presidente desta instituição.

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos. Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter

Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *