Sérgio Menezes Lucas: um Juiz, escritor e cantor de sucesso – Imprensa 24h

imagem12-06-2022-08-06-51imagem12-06-2022-08-06-52

Sérgio Menezes Lucas, nasceu na cidade de Aracaju/SE no dia 02 de julho de 1965, na maternidade Santa Isabel. Passou toda a infância no bairro Siqueira Campos, e é primogênito dos quatro filhos do casal André Lucas, coronel da PM, natural de Porto da Folha e Lucien Gomes Menezes Lucas, professora, natural de Canhoba/SE.

Casado com a bacharela em Direito, e, também, empresária, Karina Angélica Freire Lucas, e pai de Maria Beatriz de Oliveira Lucas, assistente social, Sérgio Roberto Freire Menezes Lucas, advogado, e André Rodrigo Freire Menezes Lucas, bacharelando em Ciências Jurídicas.

imagem12-06-2022-08-06-52imagem12-06-2022-08-06-52

Estudou Química industrial em 1984 e 1985, porém como sua maior paixão era as Ciências Jurídicas, prestou vestibular e foi aprovado para o curso de Direito na Universidade Federal de Sergipe (UFS). É pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil e nos cursos de formação de magistrados das Escolas Superiores de Magistrados de Alagoas e Sergipe. Seu primeiro emprego foi como auxiliar administrativo, na Secretaria de Estado da Educação.

É juiz de Direito desde o ano de 1992, na capital do estado de Sergipe. Ainda no mesmo estado, foi juiz titular nas comarcas de Nossa Senhora da Glória, Capela, Lagarto, e Canindé do São Francisco. Também foi juiz titular da comarca de Traipu em Alagoas.

Titular de uma das varas de família de Aracaju, no estado de Sergipe desde o ano de 2012, é integrante do primeiro quinto dos magistrados mais antigos do já citado estado. Foi aprovado em concursos públicos, serviu a Justiça do Trabalho, e exerceu a magistratura no estado de Alagoas.

Por sua excelente atuação ganhou títulos de cidadão honorário dos municípios de nossa Senhora da Glória, Capela, Canhoba, Canindé, Propriá e Porto da Folha. Atualmente está vice-presidente da AMASE- Associação dos Magistrados do Estado de Sergipe da qual foi presidente no biênio 2002/2003.

O ilustre Juiz, também tem outros atributos! Afeiçoado às letras, é autor de poemas e textos; autor do livro SERGIPANÊS & SERGIPANIDADES, co-autor em duas Antologias nominadas ENCONTRO DE ESCRITORES CANINDEENSES.

É ainda prefaciante dos livros BUSÍLIS, de autoria do Presidente da ALAS, Antônio Vasco, e a FESTA DO MASTRO DE CAPELA, das pesquisadoras Denilza de Oliveira e Jizélia Marques. É membro honorário da ALAS – Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano e membro fundador da Academia Capelense de Letras e Artes-ACLA.

O destacado  Juiz, Sérgio Lucas, ainda é amante da música. Lançou três CDs e dois EPs autorais:

1-BURAQUEIRO-2013,

2-SARANDAIA-2015,

3- DE LÁ DO ARIBÉ-2017,

4-DUETOS FORROZEIROS-2018

5-ÓI ELA, ói ELE-2020. (autor  e intérprete em todas as obras e músicas  mencionadas).

O seu último CD  foi premiado com os Troféus  Tribuna  e  Sanfona de Ouro, considerado o melhor do ano de 2017. Esse é o maior título do Forró sergipano. Já no ano seguinte a sua música “TANTO FEZ QUE TANTO FAZ”, interpretada com Alcimar Monteiro, foi escolhida a mais bela musica de Forró sergipano, sendo a mais tocada nas Rádios do estado.

Em 2019 recebeu o prêmio Sanfona de ouro com a música “VEM ME OUVIR (DO JEITO QUE EU SEMPRE QUIS)”, considerada a melhor do ano, com participação de Flávio José.

Muitos são os artistas que interpretam suas músicas, a exemplo de Adelmário Coelho, Alberto Marcelino, Alcymar Monteiro, Amorosa, Antônio Carlos Du Aracaju, Cidinha Du Aracaju, Correia do Oito Baixos, Danielzinho, Flávio José,  Júnio Ritir, Líliam Knapp, Marcos Benígno, Mayara Santana, Paulo Lobo, Pedro Kelman, Raquel Diniz, Rogério, Rubens Lisboa, Sena Sergival, Tamares, Vinícios, Nejaim e Zéq Oliver. Finalistas de concursos.

Sempre em destaque nos concursos e festivais de músicas, com várias premiações a exemplo dos discos do festival  SESCANÇÃO, EM 2013 e 2015, projeto FORRÓ E ARTE, EM 2015, Destaque Cultura Sergipe – 2015 e 2017-, e Sanfona de Ouro- 2016 e 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021-, e tantos outros, o magistrado, escritor e cantor, Sérgio Lucas, segue encantando com seu talento, onde prioriza a cultura da sua terra na literatura e na música, elevando principalmente o forró sergipano, sua maior paixão, à categoria máxima do sucesso. O que enche o povo sergipano de orgulho!

 

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos. Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter

Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *