GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Noticias

Manifesto em defesa do Convento São Francisco, patrimônio mundial


Manifesto em defesa do Convento São Francisco, patrimônio mundial

Cláudio Nunes em 1 ago, 2022 4:04 Compartilhar

                                           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

                      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

imagem01-08-2022-07-08-33

O polêmico e interesseiro arcebispo

O ainda arcebispo de Aracaju, d. João Costa, que tem envergonhado a igreja católica com as suas atitudes contrárias ao evangelho, parece que não anda satisfeito e volta à cena com mais uma polêmica, dessa vez envolvendo o histórico convento de São Francisco, localizado na cidade de São Cristóvão. Como só pensa em dinheiro, o arcebispo, segundo um leigo que está realizando um MANIFESTO EM DEFESA DO CONVENTO SÃO FRANCISCO E DO POVO DE DEUS, quer transformar aquele espaço sagrado num hotel e restaurante. O arcebispo precisa aprender que a missão da igreja não é se preocupar com a instalação de hotéis e restaurantes, mas com a evangelização e o cuidado dos mais pobres.

O blog publica, hoje, o link do comentário do leigo divulgado na sua rede social do Facebook, assim como o link do manifesto que está colhendo assinaturas.

O povo precisa defender o patrimônio histórico de São Cristóvão e frear a insanidade do ainda arcebispo de Aracaju.

Leia a publicação do leigo católico Edesio Vieira S Filho aqui.

Leia o manifesto e num dos parágrafos tem um link para que o leitor possa ajudar nesta luta e assinar em defesa do Convento de São Francisco:

Manifesto em Defesa do Convento de São Francisco e do Povo de Deus

Prezados irmãos e irmãs. Temos um comunicado a fazer.

Embora já houvesse boatos a respeito, essa semana chegou ao conhecimento público pelo site da Prefeitura de são Cristóvão, as intenções e negociações (já bem adiantadas) da Arquidiocese de Aracaju junto a Fecomércio/SE em alugar o Convento São Francisco para instalação de um hotel e restaurante, isso sem nenhuma consulta prévia aos leigos.

Os grupos, pastorais e movimentos que utilizam aquele espaço já estão se mobilizando para dizer não a essa realidade.

Como pastorais, grupos e movimentos estamos conclamando a todos e todas para unirmos nossas vozes e forças dizendo não a esse absurdo, subscrevendo a organização que está sob a sua responsabilidade na Carta Manifesto que preparamos e que será entregue ao Sr. Arcebispo.

Assine aqui o manifesto.Exemplo zero E o arcebispo de Aracaju, d. João Costa, continua sendo um péssimo exemplo para o clero e o laicato de Sergipe. Hoje,1º, completa 25 semanas que o blog aguarda as respostas do questionário preparado por leigos e publicado por este espaço. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo.

Nossa Senhora das Dores: CREMESE constata médico em UPA sem inscrição no conselho e com registro cancelado desde abril e pede providências ao MPE A equipe de fiscalização do CREMESE continua com o cronograma de vistorias no interior do estado esteve vistoriando a Unidade de Pronto Atendimento Maria Dulcineia dos Santos, no município de Nossa Senhora das Dores. A fiscalização teve como objetivo verificar a situação da unidade, que havia sido vistoriada no mês de fevereiro, a fim de certificar se as desconformidades apontadas na visita anterior haviam sido sanadas.imagem01-08-2022-07-08-34

Sem inscrições e registro cancelado Durante a vistoria foi constatada a atuação de profissional sem inscrição no Conselho de Medicina e com Registro Único do Ministério da Saúde cancelado desde o mês de abril. O relatório de vistoria foi encaminhado à Direção Técnica da unidade e à Secretaria Municipal de Saúde para providências.

MPE A Corregedoria do CREMESE também recebeu solicitação para apuração de possível infração ao Código de Ética Médica por parte dos envolvidos, bem como foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) solicitação de providências quanto ao profissional, que não está sob a jurisdição do órgão de classe.

 

Federação PSOL-REDE confirma convenção estadual para dia 4 de agosto A Federação PSOL-REDE realizará sua convenção estadual em Aracaju, na próxima quinta-feira, 4. O evento acontecerá a partir das 16 horas na Assembleia Legislativa, localizada na Av. Ivo do Prado, no Palácio Gov. João Alves Filho. Será oficializada a chapa da advogada, feminista e militante, Niully Campos, na disputa pelo Executivo. Para o Senado, concorrerá Henri Clay, advogado e ex-presidente da OAB.

Estratégias Além dos pré-candidatos e candidatas ao Governo e ao Senado, o evento marcará o lançamento de pré-candidaturas a deputados estaduais e federais. Na convenção, também serão deliberadas as estratégias eleitorais que serão adotadas pelo partido.

PL Sergipe realiza convenção no dia 5 de agosto A convenção do Partido Liberal (PL) de Sergipe já tem data definida. Acontecerá na próxima sexta-feira, 5, em sua sede localizada na rua de Estância, 87, Centro. Na oportunidade, serão homologados os nomes dos candidatos ao cargo de governador do estado, de senador, de deputados federais e estaduais que irão concorrer nas eleições de 2 de outubro.

Nomes A convenção ocorre das 14h às 17h, quando os filiados irão decidir nomes e números dos candidatos do partido. O PL deve confirmar a candidatura do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, para governador, que terá como sua vice, Emília Corrêa, do Patriota. Os liberais também devem chancelar o nome de Eduardo Amorim para o cargo de senador da República.

Lagarto: lançada as pré-candidaturas de Fábio Reis e Sérgio Reis No último sábado, 30, foi realizado em Lagarto, o lançamento das pré-candidaturas do deputado Federal, Fábio Reis (reeleição) e do ex-deputado federal Sérgio Reis a deputado estadual, ambos do PSD. O evento contou com a presença do pré-candidato ao governo estadual, Fábio Mitidieri (PSD), do governador Belivaldo Chagas, do deputado federal, Fábio Reis, candidato à reeleição e diversas lideranças de todo o Estado de Sergipe. O lançamento começou com um vídeo homenageando Artur Reis, avó de Sérgio Reis que foi prefeito de Lagarto e fez uma transformação enorme na cidade. O vídeo contou com diversos depoimentos de lideranças locais e em nível nacional em apoio a Sérgio Reis, entre elas o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que destacouimagem01-08-2022-07-08-35 a liderança dos dois irmãos.

Confiança e luta O governador Belivaldo Chagas destacou o trabalho dos irmãos Reis e lembrou da experiência dos dois para trazer recursos para Sergipe em Brasília. “Eu confio nesta dupla de Fábio (Reis e Mitidieri) da mesma maneira que confio em Sérgio Reis”, reforçou. O deputado Fábio Reis reforçou o trabalho que desenvolve em Sergipe, entre elas a luta para duplicação da entrada de Lagarto para melhorar mais ainda o desenvolvimento da cidade e enumerou de áreas que ele conseguiu recursos para toda a cidade.

Sem processo na Justiça Eleitoral Depois de 20 anos Sérgio Reis retorna a ser candidato e disse que durante todo este tempo ao lado do irmão, Fábio Reis, do pai, Jerônimo Reis, sempre procurou levar recursos para melhoria não só de Lagarto, mas de todos os municípios sergipanos. “Não estava previsto que eu fosse candidato, com a desistência da minha tia Gorete Reis, o grupo se reuniu e definiu o meu nome”, lembrou acrescentando que só definiu agora para não ocorrer como na eleição municipal que foi impedido de ser candidato por conta da Justiça Eleitoral. Sérgio mostrou no telão a certidão da Justiça Eleitoral mostrando que ele pode ser candidato, sem nenhum processo que o impeça de ser candidato.

Emoção O pré-candidato Fábio Mitidieri disse que ficou emocionado com a recepção ao chegar em Lagarto e receber tanta energia positiva. “Fábio, Sérgio vocês são abençoados por Deus e pelo povo de Lagarto e podem agradecer todos os dias”, disse que hoje eu vi a gratidão de um povo a família Reis e uma bela homenagem a Artur Reis.

Combate ao desemprego “Minha gratidão ao governador Belivaldo que recebeu o Estado com salários, fornecedores e rodovias esburacas e arregaçou as mangas e chegou para resolver”, disse afirmando que Belivaldo deixará o Estado em excelentes condições. “As dificuldades de quatro anos atrás não são as mesmas de hoje”, disse dando como exemplo o desemprego por conta da pandemia. “E eu serei o governador do emprego, investindo em infraestrutura, cuidar dos jovens com o primeiro emprego e investir no turismo”, disse, além de ampliar os projetos sociais já existentes.

Jorge Mitidieri, 1º suplente de Rogério, anuncia apoio a Laércio Ontem, 31, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) esteve em Boquim onde foi apresentado pelo empresário Jorge Mitidieri como pré-candidato ao senado do seu agrupamento político. “Pode contar com nosso apoio. Você é uma pessoa que tem relevantes serviços prestados ao nosso Estado e tenho certeza que será um grande representante no Senado”, disse Jorge, que é o primeiro suplente do senador Rogério Carvalho.

Apresentação Durante a reunião também foram apresentados os pré-candidatos ao governo Fábio Mitidieri (PSD), a deputado federal André Moura (UB) e a deputada estadual Maísa Mitidieri. Na oportunidade, Fábio também elogiou a atuação de Laércio. “Você abre portas, um homem que gera emprego, tem mais de 5 mil funcionários, acredita no nosso estado. Com suas convicções sempre teve uma postura correta e coerente”, afirmou.

Projeto Laércio agradeceu a Jorge Mitidieri e toda o agrupamento por abraçar sua pré-candidatura e afirmou que esse grupo trabalha para o bem estar da população. “Vamos apresentar para a sociedade um projeto de desenvolvimento e de geração de empregos, com políticas públicas ao alcance de todos. Nós já demonstramos a nossa capacidade e o que podemos fazer”, afirmou.

Laranjeiras: Prefeitura inaugura mais uma creche nesta segunda-feira A Prefeitura de Laranjeiras inaugura nesta segunda-feira, 1º, às 8h30, a implantação e readequação da creche Bruna Hagenbeck, no bairro Pedra Branca. Assim como, a gestão municipal fará a entrega da pavimentação e esgotamento sanitário da rua do mercado e mais uma via, próxima à unidade escolar de educação infantil.

Nova realidade Em março deste ano, a Prefeitura reinaugurou a creche Tereza Miranda Franco, na sede do município, que acolhe crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Com esta ação, a gestão municipal abre as portas, proporciona esperança e oferece uma nova realidade a centenas de crianças, de pais, de familiares, de profissionais da educação, que, a partir de agora terão a oportunidade de mudar e melhorar a educação em Laranjeiras.

Meta A meta da gestão municipal é atender mil crianças de 0 a 3 anos e 11 meses e mais 200 na modalidade AEE (Educação Especial), para incluir as pessoas com deficiência. Outras creches serão implantadas nos bairros Bom Jesus, Mussuca e conjunto Pedro Diniz. “Investir em Educação é garantir que essas crianças atendidas aqui hoje tenham uma nova forma de enxergar o mundo e mais oportunidade ao longo da vida. Cada um aqui será o novo professor, o novo prefeito, os novos vereadores e tantas outras profissões que eles escolherem. Esse sonho se torna realidade graças ao esforço conjunto de uma equipe, da nossa gestão e da comunidade”, ressaltou Juca.

Macambira: parceira Prefeitura e PMSE em programa Na última sexta-feira (29), a Prefeitura de Macambira através da Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com a Polícia Militar de Sergipe para a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nas unidades de ensino do município. Participaram da reunião a secretária de Gabinete, Lenilde Meireles, a secretária de Educação, Alessandra Meireles, o secretário de Assuntos Jurídicos, Wesley Andrade, o secretário de Comunicação, Fábio Bastos, e representando a PM o Major Edson, o subtenente Prado, o Sargento Alex, e o Soldado Givanilson.

Posts relacionados

Covid-19: Aracaju vacina crianças de 3 anos a partir desta segunda

ProUni: inscrições para segunda edição de 2022 começam na segunda

Eleições: enquetes e sondagens estão proibidas a partir do dia 15

Estância: Prefeitura realiza reunião de alinhamento para entrega dos balcões frigoríficos A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, realizou na sexta-feira (29), no Auditório Da Praça do Esporte e da Cultural (PEC), uma reunião de alinhamento para entrega dos balcões frigoríficos dos mercados do Centro e do Bairro Cidade Nova para os vendedores de carnes.

Comercialização segura de alimentos Através dessa medida, O Governo Municipal oferta instalações adequadas para comercialização de alimentos de forma segura e em acordo com as boas práticas de vigilância. “A nossa gestão tem como missão melhorar a vida da população. E uma das ações que tiveram esse poder, foi a reforma do Mercado da Cidade Nova. Ao entregar esse espaço reformado, viramos um capítulo na história e passamos a oferecer mais qualidade de vida para os feirantes e para população que frequenta esse espaço. Agora, estamos entregando os balcões frigoríficos para os comerciantes. Uma medida que não só atende as exigências sanitárias, mas também dá segurança para população que vai adquirir produtos de qualidade dentro das normas de higiene”, afirmou o prefeito Gilson Andrade.

Investimento De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico Thiago Menezes, os balcões já foram adquiridos e já serão entregues aos feirantes. “Mesmo não sendo obrigação, estamos entregando 30 balcões frigoríficos para os vencedores da Cidade Nova e do Centro. Um investimento de quase R$ 400 mil reais em recursos próprios. Já a partir de segunda-feira vamos iniciar a entrega dos balcões, e a partir dela vamos fiscalizar para que todos os produtos sejam comercializados de forma refrigerada”, explicou Thiago.

Bahia recebe o Programa Internacional Inspirando Mulheres Empreendedoras É a vez do Inspirando Mulheres Empreendedoras visitar a Bahia! Nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto, a Praia do Forte recebe um programa cheio de conexão, inspiração e capacitação. Com o tema SAÚDE, BEM-ESTAR, SUSTENTABILIDADE E FELICIDADE, o programa de empreendedorismo feminino carrega belas histórias, novos negócios e grandes colaborações. O programa homenageará a sergipana de alma baiana, Lícia Fábio, premiada este ano como Mulher Notável pela Câmara de Vereadores de Salvador e que assina os eventos mais glamurosos da Bahia. A CEO da Você Vahle, Grace Franco e curadora do Inspirando Nordeste, organizará uma caravana para aquelas que querem viver uma experiência inesquecível no programa internacional que já impactou mais 15.000 Mulheres pelo mundo. Não fique de fora e garanta a sua vaga já através do (79) 9 9924 8388.

imagem01-08-2022-07-08-37

 

 

Instituto JCPM abre 180 vagas para cursos gratuitos em Aracaju O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) abre inscrições para cinco cursos gratuitos em Aracaju (SE). As formações são destinadas a jovens de 16 a 24 anos, alunos ou egressos da rede pública de ensino. Os interessados devem realizar pré-inscrição, acessando o link bit.ly/inscricoesregulares, também disponível na Bio do Instagram @IJCPM no período de 1 a 7 de agosto: https://www.instagram.com/ijcpm/

180 vagas Ao todo, estão sendo ofertadas 180 vagas nas qualificações em Informática Básica, Informática Avançada, Português para Surdos, Preparação para o Mundo do Trabalho e na oficina de Inteligência Emocional. Os jovens pré-inscritos participarão de encontro para conhecerem melhor o curso escolhido, a metodologia e os valores do Instituto JCPM. A partir daí, cada um poderá efetivar, de fato, a matrícula e as aulas serão iniciadas no dia 15 de agosto. As atividades contarão com intérprete de Libras para os alunos surdos. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (79) 98101-1307. Confirma a programação:

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Aracaju: moradores do Bairro Industrial pedem intervenção da Prefeitura através da Emurb e da Emsurb

Pedimos ajuda do blog para chamar a atenção para que a Emurb intervenha nas principais ruas do Residencial Matinha. As fotos:

imagem01-08-2022-07-08-37

 

 

 

 

 

 

 

 

Já a Emsurb é necessário o serviço de limpeza e corte do mato nos canteiros da Avenida Tancredo Campos. As fotos recebidas:

imagem01-08-2022-07-08-39

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL [email protected] E FACEBOOK

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt Acumular bens materiais não é suficiente para viver bem, porque – diz Jesus – a vida não depende do que se possui (Lc 12,15). Em vez disso, depende de bons relacionamentos: com Deus, com os outros, e também com aqueles que têm menos.

www.twitter.com/MirtiMedeiros “Sou tentado, em nome do dinheiro e das oportunidades, a sacrificar as relações e o tempo paraos outros? E mais ainda, me ocorre sacrificar a legalidade e a honestidade no altar da ganância?” – #PapaFrancisco #Angelus

www.twitter.com/FabianoMendonca Há pessoas que são mais conservadoras do que cristãs. Elas são capazes de rejeitar a prática da fé para defender seu modo de viver.

www.twitter.com/cezar_britto

Enxergamos o mundo pelo olhar do coração.

Daí o intolerante não aceitar o pensamento do outro.

O dono da verdade apenas enxerga o seu próprio umbigo.

O seu coração bate no ritmo do ódio ao outro que se recusa a ser espelho.

www.twitter.com/freibetto Desde o início do governo do Inominável, o desmatamento no país atingiu cerca de 42 mil km2 de matas nativas de todos os biomas. Ou seja, de 2019 a 2021, a área destruída pela devastação florestal correspondente à área do estado do Rio de Janeiro.

www.twitter.com/gdoweber Gente, falando bem sério agora, evitem confusões na rua e no trânsito. A quantidade de gente que está transitando armada é algo inédito neste país.

www.twitter.com/J_LIVRES Quinho

imagem01-08-2022-07-08-41

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

imagem01-08-2022-07-08-42

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Twitter

 

Frase do Dia“Quando um homem estúpido faz alguma coisa que tem vergonha, ele sempre declara que estava apenas cumprindo seu dever”. Bernard Shaw.

imagem01-08-2022-07-08-44

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça a reportagem com a voz do Papa Francisco:https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-07/papa-francisco-angelus-31-julho-rico-segundo-deus.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet. Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *