GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Noticias

Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 24h


Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 24h

Cidade em 3 ago, 2022 16:04 Compartilhar imagem03-08-2022-19-08-51(Foto: Arthuro Paganini/ Supec)

No início da tarde desta quarta-feira, 3, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), emitiu um alerta de chuva moderada para a capital nas próximas 24h. O aviso foi emitido através do serviço SMS 40199 e do Telegram, baseado na previsão informada pelo serviço meteorológico que integra o sistema ClimAju .

A Defesa Civil monitora constantemente a capital e mantém equipes de prontidão, para atender a população no menor tempo resposta possível.

“Em qualquer situação de anormalidade, principalmente da população que mora em área de risco, entre em contato através do número emergencial 199”, aconselha o coordenador-geral do órgão, Robson Rabelo.

A população deve manter atenção a sinais de deslizamento de terra, como postes e árvores inclinadas, surgimento de rachaduras ou afundamento do solo; evitar trafegar em vias alagadas ou parcialmente alagadas; e, em caso de ventos fortes, evitar se abrigar embaixo de árvores ou painéis publicitários.

Alerta SMS – 40199

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

Alerta pelo Telegram

Para receber as informações através dessa plataforma é necessário baixar o aplicativo do Telegram no smartphone. Ao abrir o aplicativo, o usuário deve pesquisar o contato @defesacivilbrbot. Em seguida será iniciado um chat, a partir do qual o usuário receberá todas as informações necessárias sobre o serviço.

A partir do compartilhamento da localização, o cidadão passará a receber os alertas gerados para aquela respectiva região, assim como poderá ter acesso às informações de outras localidades, conforme cadastro efetivado nessa mesma ferramenta.

Fonte: PMA

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *