GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Noticias

Rogério e Jackson:a imitação de 2018 passou a ter cheiro de havaiana?


Rogério e Jackson:a imitação de 2018 passou a ter cheiro de havaiana?

Cláudio Nunes em 3 ago, 2022 4:04 Compartilhar

                     Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

imagem03-08-2022-07-08-46A foto fala por si na coletiva dada por Rogério e Jackson.

A disputa eleitoral em Sergipe está tendo de tudo este ano. Parece imitar o tempo louco, onde nada faz mais sentido. Outros tempos havia certa coerência nos arranjos, hoje água e óleo é mistura homogênea.

O anúncio de Jackson Barreto do apoio ao senador Rogério Carvalho na disputa pelo governo estadual já está sendo considerado o maior evento do ano no contexto da falta de alegria, entusiasmo e discurso. Se não fosse um evento político as fotos poderiam ser usadas com facilidade num texto de um velório.

Ou será que foi mesmo um velório eleitoral? À mesa os semblantes dos políticos mostravam um desconforto total e um clima pesado no ar.

Em sua fala, Rogério não exaltou JB, se ateve à democracia, à Lula e defesa da Petrobras. Já JB, fez uma fala sem as ironias tão características, disse que essa é uma eleição que não cabe ofensas pessoais e defendeu Lula. O que parece é que nem Rogério, nem Jackson confiam um no outro e se juntaram por vingança à Belivaldo.E um gaiato perguntou: e tinha cheiro de chinelo velho no ar ou de legitima havaiana?E o leigo titular deste espaço teve que lembrar que em 2018, quando Rogério e Jackson disputaram juntos como candidatos do grupo governista as duas vagas ao Senado, trocaram farpas pesadas. Rogério concedeu várias entrevistas dizendo que ele era o candidato de Lula, “era a sandália havaiana original” numa alfinetada a Jackson que usava a imagem de Lula como cabo eleitoral. Pois é, agora a imitação de 2018 passou a ter cheiro de havaiana, virou sandália boa nos pés de Rogério? Ou o cheiro do chinelo velho impregnou todo o grupo?

Gestão com resultados Em pouco mais de três meses, a médica Débora Leite, que assumiu a presidência da Associação Aracajuana de Beneficência, já mostra resultados positivos da sua gestão à frente do Hospital e Maternidade Santa Isabel. Com equilíbrio das contas, cortes necessários, revisão dos contratos e readequação dos serviços, a economia nesse período já chegou a cerca de 28%. E essa economia está sendo revertida na melhoria da prestação dos serviços, modernização e novos produtos. Recentemente, fez a entrega de uma nova enfermaria com sete leitos. Ontem, 2, a Presidência inaugurou a entrega de 7 novos leitos de UTI voltados à saúde suplementar. E em breve, uma completa unidade será inaugurada, também voltada à saúde suplementar. Finalmente o HMSI passa a ter uma gestão técnica e responsável, com foco no que realmente é necessário à entidade e seus usuários.

Corredor Polonês? Parece que a situação está difícil pelas bandas governistas. Explica-se caro leitor: Hoje 3, a dois dias do vindouro prazo para convenção, homologação das chapas majoritárias, todos os postulantes, mesmo aqueles que não realizaram ainda convenção, já anunciaram seus nomes, mas uma possível chapa ainda “patina” nessa primeira fase do processo eleitoral. Veja: o  pré-candidato Alessandro anunciou seu vice, Milton Andrade, e o primeiro em convenção a ser homologado. Rogério Carvalho através do pior governador da história de Sergipe, também anunciou seu vice, o empresário Sergio Gama, filho do ex-prefeito João Gama. Valmir de Francisquinho fez o convite, que foi aceito a vereadora de Aracaju Emília Correia para ser sua vice.

Correndo contra o tempo Já Fábio Mitidieri, corre contra o tempo e não consegue definir o nome do vice. Está pior do que o Confiança, tentam Danusa, Edvaldo corre, tentam Maria Mendonça, Luciano Bispo fica triste. Resta saber, até o dia 05 de agosto, Fábio terá um vice? É aguardar… 

Melhor nome E na coligação governista é unanimidade que o melhor nome para a vice é da empresária Danusa Silva. Além de mulher, ela representará a renovação política com o perfil empreendedora e experiente que poderá ajudar em muito na gestão estadual.

Tribunal de Contas e Receita Federal reafirmam parceria em ações conjuntas O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, esteve reunido com dirigentes da Receita Federal em Sergipe ontem, 2, para tratar da renovação de ações conjuntas desenvolvidas pelos órgãos, além de novas iniciativas que deverão ser implementadas. Na sala de reuniões da Presidência da Corte, estiveram presentes o delegado Edson Fiel Filho; o delegado-adjunto, André Ricardo; e o auditor fiscal Nilson Lima, além do conselheiro substituto Rafael Fonsêca e de todos os diretores da atual gestão do TCE. “A Receita Federal é uma parceira de longa data; ficamos felizes com a atenção dos seus dirigentes ao virem nos visitar como forma de reforçar esses laços que só trazem benefícios ao erário”, pontou o conselheiro Flávio Conceição.

Apresentação O encontro foi marcado por uma apresentação feita pelo delegado Edson Fiel, na qual sintetizou o papel da Receita e relembrou trabalhos recentes desenvolvidos junto ao Tribunal, a exemplo da Operação Concorrência Leal, que detectou indícios de irregularidades entre os valores gastos pelas administrações públicas na contratação de fornecedores de bens e serviços e o faturamento informado por essas empresas.

Fórum Permanente “Foi uma oportunidade excelente de fazermos esta visita de cortesia ao Tribunal de Contas do Estado; é uma nova administração na Receita Federal, que assumiu no ano passado e temos como principal meta neste momento reiterar os nossos trabalhos conjuntos, nossos projetos e parcerias”, destacou Fiel.  O delegado tratou ainda do projeto intitulado Fórum Permanente de Administração Tributária: “esse talvez seja o projeto mais importante no momento, onde vamos tentar deixar o município com a sua situação fiscal perfeitamente regular perante a Fazenda Nacional”, concluiu.

imagem03-08-2022-07-08-48

 

Lagarto arrecada mais de R$ 20 milhões em ICMS, mas deixa faltar fraldas para crianças com necessidades especiais Deu no “O Bolo é Grande”: “Na terça-feira, 02, um pai de família esteve na Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto, na tentativa de conseguir pacotes de fraldas descartáveis para sua filha que tem paralisia infantil, contudo, o produto estava em falta.“Estou na Secretaria de Saúde, minha esposa esteve aqui há 15 dias, atrás de fraldas, e a prefeita dá três pacotes para passar 30 dias, sendo que só dá para uma semana (…) É um absurdo, porque a pessoa gasta uma fortuna em festa e deixa a desejar na saúde. Eu vou comprar as fraldas da minha filha, porque a gente ainda tem um dinheirinho. Imagine quem está acamado, sem poder trabalhar, o que vai fazer? Usar pano?”, disse ele em vídeo compartilhado nos grupos de Whatsapp do município.”

Continua a matéria: “Para investigar a razão pela qual a prefeitura de Lagarto não está disponibilizando fraldas para as famílias, o repórter Nando Moreno, do Programa Sergipe em Destaque, 102.7 FM, foi até a Secretaria de Saúde tentar falar com o secretário Marlysson Magalhães, que é primo do deputado federal Gustinho Ribeiro, esposo da prefeita do município. Infelizmente, não houve resposta do secretário municipal, apenas foi informado que há fraldas P e M, e que não tem previsão para chegar outros tamanhos, pois estão aguardando uma nova licitação.” Leia toda matéria e assista o relato do pai da criança com necessidades especiais aqui: https://www.oboloegrande.com.br/lagarto-arrecada-mais-de-r-20-milhoes-em-icms-mas-deixa-faltar-fraldas-para-criancas-com-necessidades-especiais/

 

Moradores do Bugio conversam com André sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho  Na noite desta segunda-feira (01/08), o pré-candidato a deputado federal André Moura (UB) esteve no bairro Bugio, em Aracaju, participando de um encontro para celebrar a amizade, ouvir a população e agradecer pela união e confiança dos amigos da comunidade. “A amizade é um dom divino que precisa ser mantido e renovado diariamente. É um sinal de compromisso, fidelidade e principalmente uma parceria, fazendo o bem sem olhar a quem”, disse André.

Reconhecimento Para moradores do Bugio, a amizade passa pela política e através dela o reconhecimento para a melhoria do bem-estar social. “André é um verdadeiro amigo de todos os moradores do Bugio. A mão amiga de André trouxe melhorias para a comunidade, a exemplo do Estação Cidadania e tantos outros benefícios”, destacou Genisson Monteiro, autônomo.

Demandas Na oportunidade, André também ouviu algumas demandas dos moradores em relação à segurança pública e, principalmente, na inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Estamos conversando com as pessoas e anotando esses anseios da população para poder trabalhar por elas mais na frente. A gratidão não prescreve, não tem prazo de validade, ela é eterna. Devemos levar essa mensagem de esperança e confiança para todos os cantos do nosso estado”, finalizou André.

Presenças Também estiveram presentes no evento o padre Euclides Carvalho que fez orações e ofereceu a bençãos aos presentes, o pré-candidato a deputado estadual, Jorginho Araújo, o ex-vereador por Aracaju, Seu Marcos, e Agentes de Combate às Endemias, que recentemente tiveram o piso salarial reconhecido por Lei, projeto de autoria de André Moura enquanto deputado federal.

“Laércio é ético, sério e representa o desenvolvimento”, afirma Zezinho Sobral Na corrida rumo ao Senado Federal, a pré-candidatura do deputado federal Laércio Oliveira (PP) tem recebido importantes apoios, dentre estes está o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Sergipe Zezinho Sobral (PDT). Ele confirmou sua escolha durante reunião com apoiadores.

Motivos O parlamentar ressaltou os motivos que o fazem apostar no nome de Laércio como melhor alternativa para Sergipe no senado. “A gente observa o trabalho de Laércio como deputado federal e presidente da Fecomércio, o que ele produziu à frente do Sistema S nos últimos oito anos. Foram dezenas de obras realizadas. São muitas ações positivas em favor do estado e da população”, pontuou Zezinho.

Qualidades Ele finalizou dando ênfase às qualidades de Laércio que são facilmente observadas por quem dele se aproxima. “Laércio tem uma preocupação com a juventude, com a qualificação profissional e com o empreendedorismo. Ele representa o desenvolvimento, é um homem ético, sério, e a gente fica muito feliz em poder colaborar com seu projeto”.

Em Sergipe, FPI flagra construção irregular de viveiro na Reserva Biológica Santa Isabel No primeiro dia da Fiscalização Preventiva Integrada de Sergipe (FPI/SE), a equipe Aquicultura flagrou aimagem03-08-2022-07-08-49 construção de um viveiro dentro da Reserva Biológica Santa Isabel, no município de Pacatuba. O viveiro, com aproximadamente 0,5 hectare, não tinha qualquer tipo de licenciamento e estava sendo preparado para criação de camarão. Esse tipo de construção, em área de unidade de conservação e em área de praia, é proibido.

Abertura e destruição Como o viveiro está em área que não é passível de licenciamento, a equipe Aquicultura abriu as comportas para esvaziar o tanque. A destruição completa da construção irregular depende de maquinário e deve ser feita nos próximos dias. Outros três viveiros no município de Pacatuba também passaram por fiscalização. Eles estão localizados na área de amortecimento da Reserva Biológica Santa Isabel. “Chamamos de área de amortecimento a distância até 3 km após o limite da unidade de conservação. Nessa área, há os mesmos efeitos legais de proteção da área de unidade de conservação”, explicou o coordenador da equipe Aquicultura, Romeu Botto.

Levantamento Os quatro viveiros fiscalizados somam 1,5 hectares. Dois deles estavam ainda em construção e os outros dois já em funcionamento. Nesta segunda-feira, a equipe Aquicultura esvaziou o tanque de todos os quatro viveiros. A equipe está em fase de levantamento dos responsáveis pelas construções irregulares dos viveiros. Assim que identificados, as pessoas poderão ser multadas por construir sem autorização no interior de unidade de conservação com valores que podem chegar a R$ 10 milhões.

Crime  Além da multa, pessoas que causam danos diretos ou indiretos às Unidades de Conservação também podem ser responsabilizadas criminalmente, com penas de reclusão de um a cinco anos.

imagem03-08-2022-07-08-51

 

 

Socorro: conscientização ambiental Com foco na conscientização ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Fundação Brasil Ecoar, realizou o plantio de ervas medicinais e plantas decorativas no entorno da Creche Municipal Irmã Dulce, no Marcos Freire I.  Os alunos puderam participar da atividade e receberam orientações quanto aos cuidados com as plantas e a importância de preservar o meio ambiente. Na experiência, também foi possível transformar pneus velhos em decoração. A ação contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos e a cooperação da equipe diretiva da Creche Municipal.

 

 

Redução nos preços dos combustíveis é política de enganação, diz Gualberto A redução nos preços dos combustíveis ocorrida nos últimos meses tem criado problemas para estados e municípios brasileiros, no que se refere à perda de arrecadação. Por conta disso, informou o deputado estadual Francisco Gualberto (PSD), recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar aos estados de Alagoas, Piauí, Maranhão e São Paulo, obrigando que o governo federal faça compensação para esses estados, com relação à diminuição da arrecadação do ICMS, principalmente do combustível.

Demagogia “Nós já havíamos dito que se tratava de uma política demagógica e que não atacava a questão principal. A gasolina diminuiu, o óleo diesel não. Mas o governo federal vem dando auxílio aos motoristas de caminhão, logicamente que apenas como forma de evitar que eles se mobilizem para, de fato, cobrar uma política que resolva a questão da constante alta dos combustíveis no Brasil”, disse Gualberto na sessão planária desta terça-feira, 2, na Assembleia Legislativa.

Enganação “O arcabouço que controla a Petrobras, e dá à empresa autonomia para aumentar o preço a qualquer momento não foi tocado. Portanto, trata-se de uma enganação. E esse projeto que foi aprovado e está em execução, vindo do governo federal, subsidia exatamente um enriquecimento maior ainda dos acionistas minoritários, que são aqueles que especulam na Bolsa de Valores. Basta ver os seguintes números: o Governo Federal, que é o maior acionista da Petrobras, acabou de receber de lucro da empresa R$ 31 bilhões no último bimestre. E os acionistas minoritários receberam algo próximo de R$ 19 bilhões. E quem está pagando essa conta? Os Estados e os municípios”, afirma o deputado.

Enganação II De acordo com o deputado, essa política de enganação do governo federal causa como efeito automático a diminuição da capacidade de atendimento ao povo pobre, na questão da assistência social, saúde, educação, segurança, transporte público, etc. “Só iremos ter uma solução concreta para que a Petrobras volte a ter uma política de preço que não esgane a capacidade de viver, principalmente do povo pobre, mudando esse governo”, confirma Francisco Gualberto, desejando “conquistar uma Petrobras forte, estatal, mas cumprindo seu papel social, e não servindo de carrossel para uma política de enganação que no fundo não aponta uma solução sequer para a questão”, diz.

Enganação III Por fim, Gualberto sustenta que o governo federal vem fazendo uma política de enganação e usando o povo pobre do Brasil. “Precisamos voltar a ter uma Petrobras forte para que possa vir investir aqui em Sergipe, o 5º maior produtor de petróleo do Brasil. Não faz sentido termos essas reservas e ver a Petrobras abandonando tudo aqui. Isso só mudará quando a gente mudar esse presidente e trouxer de volta Lula, que inclusive fez um Marco Regulatório prevendo todos os investimentos da Petrobras, inclusive os de Sergipe, além de como utilizar os lucros advindos da empresa. É isso que nós queremos”, adianta o deputado.

Huse registra aumento de 22% em acidentes automobilísticos Referência para atendimentos a vítimas de trauma no estado, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em um balanço divulgado mensal, apresentou alto crescimento no mês de julho em comparação com o mês de anterior.

Números Em números gerais, passaram pelo hospital 12.200 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o que chama a atenção é o crescimento de ocorrências com características de longa permanência hospitalar em comparação a junho, havendo um crescimento de acidentes automobilísticos de 22,81%. Nos primeiros sete meses deste ano 2.954 entradas, o que significa uma média de 420 vítimas de acidentes por mês.

Armas de fogo: alta de 42,86% Outro dado chama a atenção, o crescimento de vítimas por arma de fogo, com alta de 42,86%, além dos traumas gerais, que também apresentaram significativa elevação de 32,87%. Os atendimentos do setor de traumas do Huse se manteve estável com leve alta de 2,1%.

Equipe da TV Atalaia viaja a Salvador para treinamento de ferramentas inovadoras Nesta sexta-feira, 05, a equipe comercial e o marketing da TV Atalaia irão a Salvador para o treinamento de ferramentas incrementadas no mercado, a Monitorflex e a Planview. A TV Atalaia tem uma trajetória que prioriza a capacitação de sua equipe, especialmente a de vendas. O diretor comercial, Bruno Stenio, destaca que a emissora está sempre criando novos processos comerciais para se adaptar às mudanças que o mercado exige. Já a gerente de marketing, Vanessa Garcia, reconhece a importância do incentivo da TV Atalaia ao conhecimento e crescimento profissional de seus colaboradores. A TV dos Sergipanos sai na frente mais uma vez!

Conselheiros TrendsInnovation promovem Road Show pelo Nordeste Nos dias 24 e 25 de agosto, com o tema ‘Um Conselho  para o Futuro’, a Associação Conselheiros TrendsInnovation do Brasil rodará pelo Nordeste para propalar uma perspectiva de futuro, inovação e tendências singulares. Um combo perfeito para empresas que prezam pela trajetória focada em inovação com estratégias transcendentes. Você, empreendedor, founder, CEO ou startupeiro do eixo Bahia-Sergipe está convidado para participar desta imersão de conhecimento em Salvador, no dia 24 de agosto, no Hotel Intercity, e em Aracaju, no dia 25 de agosto, às 16h30 no Tiradentes Inovation Center. Venha captar de perto a visão disruptiva dos Conselheiros TrendsInnovation!

 Informação importante – JM2 Engenharia

 A JM2 Engenharia vem a público repudiar todas as ilações ditas a seu respeito ultimamente, tivemos alguns problemas externos (atraso de entrega de fornecedores, contínuo aumento de custos devido a questões econômicas do país refletidos por diversos índices, atraso de liberação de medições, inadimplência por parte de contratantes, dentre outros), que afetaram a capacidade operacional da empresa!

 Fomos pegos de surpresa com algumas ilações que estão sendo feitas e já estamos buscando averiguar os fatos, pois inverdades estão sendo divulgadas e de certa forma a empresa está sendo lesada, inclusive estamos estudando e verificando a possibilidade de entrar com ação judicial!

 Neste momento de dificuldades a empresa informa que, por iniciativa própria, suspendeu temporariamente as operações da construtora, desde o início do mês passado para melhor entender toda a situação, inclusive buscando a contratação de uma auditoria interna para melhor entendimento de todo cenário!

 Infelizmente a situação econômica ultimamente tem prejudicado toda a cadeia da construção civil, prejudicando não somente o mercado privado, como também o mercado público!

 Entendemos que nossa intenção é resolver da melhor forma possível todos os compromissos e obrigações assumidas, buscamos soluções para todos os problemas, reforçando que a empresa se coloca à disposição para resolver da melhor forma possível todos eles, inclusive apresentando mais de uma possibilidade e alternativa, onde muitas dos nossos clientes diante das opções fizeram suas ponderações e análises e definiram o que seria pertinente para cada um!

 Reforçamos nosso compromisso e pedimos desculpas por todos os transtornos causados, burburinhos não ajudam, entendemos que a situação não foi a imaginada!

 Para maiores informações com a JM2 ou novas possibilidades ao que tange as discussões contratuais, possibilidades de resolução ou qualquer outro assunto pertinente, toda a comunicação deverá ser requisitada com a construtora para melhor eficácia e agilidade no seguinte sítio eletrônico: [email protected]!

 Atenciosamente,

Diretoria da JM2 Engenharia

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Denúncia MPE: De moradores do município: “A prefeitura de Simão Dias em um simples festival gastou mais de 1 milhão e meio, conforme está demonstrado no portal da transparência. Só com estrutura somou-se a bagatela de mais de meio milhão de reais.  Ministério Público recebeu na última sexta uma denúncia formal demonstrando que houve um grande esquema.” O blog vai esperar receber a denúncia formulada no MPE para divulgar os detalhes.

 

imagem03-08-2022-07-08-52Do Blog Espaço Militar: Após ofício encaminhado pela assessoria jurídica da ASPRA/SE (Associação de Praças Policias e Bombeiros Militares de Sergipe), através do advogado Márlio Damasceno, conforme ser vê na matéria no link a seguir http://www.espacomilitar.com/2022/07/assessoria-juridica-da-asprase-oficia.html , o Ministério Público de Sergipe, através da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, que tem à frente o Promotor de Justiça Dr. Deijaniro Jonas, realizou audiência pública que contou com a participação de diversos órgãos e autoridades, quais sejam, Maria Conceição Vieira Santos, Diretora Presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP/SE); Josué Modesto dos Passos Subrinho, Secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura — SEDUC; compareceram Coronel Eliziel Alve Rodrigues, Subcomandante-Geral da Polícia Militar de Sergipe; Tenente-Coronel Manoel Alves dos Santos, Polícia Militar de Sergipe; Tenente-Coronel Anselmo Pereira Santos, Polícia Militar de Sergipe; Coronel Isaú Neves de S. Júnior, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe; Tenente-Coronel C. Oliveira, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe; Major Silvio Guimarães Azevedo, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe; Fabiano Santana Santos, Procurador da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU); Fernando Lucas Alves Mendonça, Diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, com o objetivo de tratar da venda de bebidas em garrafas de vidro, que coloca em risco a integridade física de policiais e bombeiros militares, policiais civis, guardas municipais, seguranças privados e do público em geral, citando no expediente encaminhado, casos ocorridos no São Pedro de Capela/SE, onde um homem foi golpeado e morto durante uma confusão, com o uso de uma garrafa de bebida de vidro, mais precisamente, cerveja, além de outros fatos anteriormente ocorridos em outras oportunidades.

 Ficou deliberado que os representantes dos órgãos presentes teriam o prazo de 20 dias para se manifestarem por escrito acerca do tema tratado, a fim de que possam informar quais são as medidas passíveis de adoção ou que já foram adotadas para posterior avaliação em nova audiência pública a ser designada pelo Órgão Ministerial.

 A ASPRA/SE fez questão de agradecer ao Ministério Público de Sergipe, na pessoa do Dr. Deijaniro Jonas, que de forma célere atendeu ao ofício encaminhado pela associação militar, juntamente com outros órgãos e representantes aqui citados, com o objetivo de buscar soluções efetivas para coibir a venda de bebidas em garrafas, zelando assim pela integridade física não só dos operadores da segurança pública, seguranças, mas também, da própria população.

 A ASPRA/SE esclarece ainda que estará sempre atenta no sentido de buscar melhorias e zelar por melhores condições de trabalho para os militares sergipanos e demais operadores da segurança pública, e da sociedade que também será beneficiada.

 

PELO E-MAIL [email protected]  E FACEBOOK

 

OPINIÃO

 A INCONSTITUCIONAL DISFUNÇÃO POLICIAL

 “PROPOSTAS DE ENGODO À CONSTITUIÇÃO”     Por Clarkson Moura 

 — PECs A GRANEL —

 A BEM DIZER, AS POLÍCIAS MILITARES ESTADUAIS TÊM INERENTES ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS (art. 144, § 5º, da CF/88).  imagem03-08-2022-07-08-53

Posts relacionados

Recorde de emendas e rigidez constitucional: o que fazer?

Rafa Kfuné comanda noite no Boteco do Mussum

Circuito Pé na Areia Gatorade acontece em Aracaju com 3 modalidades

 INDÍCIO DE EXPLÍCITA AMEAÇA DE GOLPE

 O ATUAL (DES)GOVERNO FEDERAL TEM PROCURADO EFETIVAR, PAULATINA E OSTENSIVAMENTE — AO DELIBERADO E TOTALITÁRIO ARREPIO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, FORMADA PELA UNIÃO INDISSOLÚVEL DOS ESTADOS, MUNICÍPIOS E DO DISTRITO FEDERAL, CONSISTENTE EM “ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO” — A DISFUNCIONALIDADE INSTITUCIONAL DAS “FORÇAS ARMADAS” E AS “CORPORAÇÕES POLICIAIS”, MILITARES E JUDICÁRIAS, FEDERAIS E ESTADUAIS — INSTITUIÇÕES ESTATAIS PERMENTES E APOLÍTICAS, DE MATRIZ ORIGINARIAMENTE CONSTITUCIONAL (arts. 142, 143 e 144, da CF/88) — CONFUNDINDO-AS COM GOVERNATIVOS E PERÍÓDICOS APARELHOS DE INTIMIDAÇÃO, REPRESSÃO, CENSURA E, ATÉ MESMO, DE TORTURA, DISPONÍVEIAS À ARBITRARIEDADE HEGEMÔNICO-POLÍTICA DA CONJUNTURA CORRESPONDENTE, COM VISTAS AO PRETENDIDO E EXEQUÍVEL “GOLPE MILITAR”.

 “SUMMA POTESTAS POPULI ANTE ACTA!”

 A SOBERANIA POVO ANTES DO GOLPE!

 

OPINIÃO

 O darwinismo em Sergipe. Por Antônio Samarone, médico sanitarista.

  O presidente da Academia Sergipana de Medicina anunciou no almoço da SOMESE, que a entidade iniciaria um serie de “tertúlias” pelo interior de Sergipe, e a primeira seria no centenário Gabinete de Leituras de Maruim.

 Ponderei: ótimo, vamos poder discutir a importância do médico Guedes Cabral no alvorecer do movimento republicano em Sergipe. Segundo o historiador Adailton Andrade, Guedes Cabral foi orador do Gabinete de Leituras, por sete anos, o tempo que passou em Sergipe.

 Senti que a minha lembrança não foi bem aceita. E quem foi Guedes Cabral, pensou a maioria.

 Domingos Guedes Cabral nasceu em Salvador, em 29 de outubro de 1852, sendo seus pais o educador Domingos Guedes Cabral e Faustina Maria do Nascimento.

 Tentou, inicialmente, a carreira jurídica. Depois, estudou Filosofia, mas terminou descobrindo que a Medicina seria a sua profissão. Para ele “a Medicina era a nova e única verdade filosófica”

 Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1970 e por ela concluiu o curso médico no ano de 1975. A sua tese “Funções do Cérebro”, foi rejeitada pela Faculdade.

 A tese que Domingos Guedes Cabral apresentou à Faculdade de Medicina da Bahia, “Funções do Cérebro”, defendia ideias darwinistas e materialistas.

 Trata-se de um dos primeiros trabalhos de orientação darwinista produzido por um brasileiro, aceitando inclusive a descendência simiesca do homem.

 Foi um assombro para uma Faculdade de Medicina voltada para a religião. A medicina brasileira não descende da tradição hipocrática, muito menos do iluminismo, ela é filha dos mosteiros portugueses e da medicina religiosa ensinada em Coimbra.

 A tese de Guedes Cabral procurou localizar a alma humana no cérebro, e concluiu: “sensação, movimento, pensamento, sentimento, encontramo-los nós como propriedades dos elementos cerebrais. A alma. porém, não, nem lhe encontramos vestígios aí”.

 A tese tirava da alma essas funções da psique humana. Comprou uma briga e pagou um preço alto por sua verdade.

 Para receber a carta de doutor em medicina, Guedes Cabral precisou escrever uma nova tese, banal, repetitiva, com o tema: “Qual o melhor tratamento para a Febre Amarela”.

 Funções do Cérebro era um trabalho de fôlego, com mais de duzentas páginas, na qual o autor demonstrava que conhecia as principais obras de anatomia, antropologia e fisiologia de sua época.

 A Faculdade de Medicina da Bahia rejeitava até o paradigma celular.

 Mesmo derrotado na Faculdade, Guedes Cabral reafirmava a sua opção pela ciência:

 “A ciência falou primitivamente pela boca dos augures, das sibyllas, dos bardos, dos poetas, dos profetas e dos patriarcas; depois, pela dos alquimistas, dos metafísicos e dos monges; depois, pelos dos astrólogos, dos matemáticos, dos naturalistas e dos reformadores. É chegada a hora de render os postos, cabe a vez ao antropólogo e ao anatomista.”

 Cansado de responder a editoriais em diversos jornais, em 1876, Guedes Cabral terminou por mudar-se para Laranjeiras, no estado de Sergipe, visando um ambiente tranquilo para exercer a sua clínica.

 Acreditava ele que a tradição intelectual sergipana com o darwinismo, a tese de doutoramento apresentada por Sylvio Romero à Faculdade de Direito do Recife, propunha a aplicação do darwinismo ao Direito, inspirado no jurista alemão Rudolf Ihering, garantiria a ele uma boa recepção em Sergipe.

 Puro ilusão, em vez de encontrar um local de paz e tranquilidade, onde pudesse começar sua carreira de médico, foi recebido de forma hostil por um editorial no jornal local, que convidava os habitantes da cidade a enfrentar o novo ateu que havia chegado.

 Anos mais tarde, um religioso católico, o cônego Philadelfo de Oliveira, que escreveu a História de Laranjeiras, afirmava que as atitudes do jovem médico Guedes Cabral eram fruto do medo da morte. Esse medo seria o responsável por seu ateísmo e sua irritação com o mundo do sagrado.

 Escreveu Philadelfo:

 “Laranjeiras também teve sua luta religiosa, não chegando ao fanatismo, limitando-se a defender energicamente a sua religião e as suas tradições como legados sagrados dos seus antepassados. Todas as revoluções têm os seus precursores. A luta religiosa em Laranjeiras teve como precursor o Dr. Domingos Guedes Cabral, médico pela Academia da Bahia, onde foi perseguido por causa do seu irritante e inoportuno ateísmo. […]

Era o Dr. Guedes Cabral tuberculoso e eis a causa da irritabilidade e do seu desespero na vida. O céptico tinha, porém, grande inteligência, caráter rígido e inquebrantável.”

 Guedes Cabral não cedeu!

 Na visão de Jackson da Silva Lima, o médico Domingos Guedes Cabral se estabelecera em Laranjeiras, por volta de 1876, após ser banido de Salvador, enfrentou o clero e seculares que se insurgiram contra a sua tese de doutoramento – As funções do cérebro. Não vinha fazer filosofia, e sim clinicar. Mas, não ficou indiferente às provocações, quando fustigado por médicos e magistrados locais, incomodados com o seu “irritante e inoportuno ateísmo”.

 Carcomido pela tuberculose, Guedes Cabral retornou à Salvador, com a saúde já bastante deteriorada, vindo a falecer prematuramente nessa cidade, a 27 de janeiro de 1883, com trinta e um anos de idade.

 Na visão de Guedes Cabral, o que a sociedade via como “perverso” e o Direito como “criminoso”, a ciência chamaria “doente”; onde o catolicismo classificava como “diabólico” e os espiritualistas a “impossibilidade de manifestação do Eu psicológico”, a ciência explicava em termos de desarranjos anatômicos ou desvios fisiológicos.

 O fim dos exorcismos, das penitenciárias, masmorras e patíbulos, pregava Guedes Cabral. Triunfando a ciência positiva, viveríamos sob o domínio da “mão sábia do mestre e da droga farmacêutica”.

 A medicina católica do século XIX excomungou Guedes Cabral pelo seu materialismo, tentou bani-lo da história, apagar a sua memória. A Academia de Medicina de Sergipe precisa revogar o decreto de excomunhão de Guedes Cabral.

 Para a medicina sergipana, os fatos mais relevantes ocorridos na Sala de Leituras de Maruim, foram as conferência de Guedes Cabral sobre a luta republicana, por volta de 1880.

OPINIÃO

A ORGIA RAPINEIRA NO RUSTO SECRETOO ROMBÃO DO TETO FISCAL DE GASTOS— R$ 213 BILHÕES —> O BURACO DA CAMADA DE OZÔNIO“PROPOSTAS DE ENGODO À CONSTITUIÇÃO”— PECs A GRANEL —      Por Clarkson Moura 

“PEC DO RALÃO PARTIDÁRIO-ELEITORAL”, “PEC DO RUSTO SECRETO” E “PEC DA FILANTROPIA ELEITOREIRA” (OU “KAMIKAZE”)  A SANGRIA DESATADA DA MONTANHA DE “DINDIM” DO SURRUPIADO ERÁRIO FEDERAL, VIABILIZADA PELAS PECs DESTACADAS EM EPÍGRAFE — MONETARIAMENTE TRADUZIDAS NOimagem03-08-2022-07-08-55 COLOSSAL “ROMBÃO DO TETO FISCAL DE GASTOS”, NO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO PARA 2022, DE CERCA DE R$ 213 BILHÕES, SEGUNDO CÁLCULOS OTIMISTAS DA “INSTITUIÇÃO FISCAL INDEPENDENTE” — CACIFADO PELO “DEUS CAOS”, ALAGOANO, NO BALCÃO “AD HOC”, AOS ACORDES SEDUTORES DE SUA AFINADA LIRA, TEM JORRADO, EM BRASÍLIA (TERRA PROMETIDA), PARA OS RALOS DAS INSACIÁVEIS “AVES DE RAPINA” DO CN — CONCILIÁBULO NACIONAL (PARTE DO CONGRESSO NACIONAL), COMO BARCOS DE SALVAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DO “TITANIC BOLSONAZIFASCISTA”, QUE AFUNDA VERTIGINOSAMENTE, NO MAR DE CORRUPÇÃO, DIANTE DA TEMPESTADE ELEITORAL DESFAVORÁVEL.CASO AS MEDIDAS EFICAZES E CABÍVEIS NÃO SEJAM, DE LOGO, EFETIVADAS PARA CONTER O PLANO ESCATOLÓGICO E MACABRO DO DESGOVERNO DA “BESTA-FERA”, PROTAGONIZADO PELO “DEUS CAOS”, PARTÍCIPE DA “BOLSO-HORDA”, O BRASIL PODERÁ ENFRENTAR, JÁ E DURANTE LONGO PRAZO, A MAIOR CRISE MULTISSETORIAL DE SUA HISTÓRIA, EM TODOS OS TEMPOS.ABAIXO! INDOMÁVEIS, OPRESSIVAS, EXPLORADORAS, PERDULÁRIAS, SADISTAS, DESUMANAS E IMPIEDOSAS “POTESTADES DO MAL”.ACORDEM, COMPETENTES INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS, INDISPENSÁVEIS VEÍCULOS POLIMIDIÁTICOS INDEPENDENTES, COMBATENTES E COADJUVANTES ENTIDADES CIVIS ORGANIZADAS, BEM COMO ORDEIRO, SOFRIDO E BRAVO POVO BRASILEIRO!DESPERTEMOS, MINHA GENTE, ENQUANTO HÁ TEMPO!“ALEA JACTA EST!A SORTE ESTÁ LANÇADA! PELO TWITTER

 www.twitter.com/ayres_britto “Loucura é querer resultados diferentes, fazendo-se sempre as mesmas coisas”(Einstein). No Brasil, as coisas mais teimosas do preconceito social,  prepotência política, improbidade administrativa, concentração de renda e predação ambiental. Um andar de costas para a Constituição.

 www.twitter.com/thiamparo Minha tese: Bolsonaro não sonha com reeleição, ele sonha em não ser preso. Ele e sua família. Isso é o mais importante para ele. Se há golpe sendo discutido, ou ao menos contestação das urnas, não é por conta da reeleição, é para dificultar que ele seja preso.

  www.twitter.com/linsaquiles Quando BoIsonaro diz “acreditar que vai ser preso” caso deixe a presidência, com o tanto de crimes que já cometeu incluindo os que a gente nem sabe, ele tem é a mais absoluta certeza de que vai ser preso. E está se cagando de medo.

 www.twitter.com/BlogdoNoblat Getúlio Vargas matou-se com um tiro no peito para não ser deposto e talvez preso. Não aconselho Bolsonaro a fazer isso. Ele merece ser preso.

 www.twitter.com/hilde_angel Deu a louca hoje nos robôs do coiso. Devem estar fazendo até hora extra. Estou sob um bombardeio de factoides alucinatórios. Ninguém merece.

 www.twitter.com/profanselmo “Cara de pau” é a de quem sem provas esculhamba o sistema eleitoral e ataca as instituições do Estado brasileiro. “Cara de pau mentiroso”. Somente óleo de peroba.

 www.twitter.com/Eulavomeucarv

 Paraná Pesquisas informa:

Dá Tarcísio em SP .

Bolsonaro reeleito.

E Vasco campeão da Serie A em 2022.

 

www.twitter.com/valadaotv   Mutirão de Detecção do Diabetes.

Mutirão de Detecção do Diabetes. pic.twitter.com/SyeRgjF1wH

— VALADÃOTV (@valadaotv) August 2, 2022

 

Siga Blog Cláudio Nunes:imagem03-08-2022-07-08-56

 

Instragram

 Twitter

  

Frase do Dia

“Não trabalhe apenas por trabalhar ou para que os outros lhe deem tapinhas nas costas. Você tem de saber bem por que faz o que faz” Marco Aurélio.

 

imagem03-08-2022-07-08-57

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi divulgado o Vídeo do Papa com as intenções de Oração para agosto, confiado por Francisco à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Este mês, o Santo Padre reza “para que os pequenos e médios empresários, duramente atingidos pela crise econômica e social, possam encontrar os meios necessários para continuar suas atividades a serviço das comunidades em que vivem”. Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-08/papa-francisco-intencoes-de-oracao-agosto-pequenos-empresarios.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet. Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *