Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências 2022 – Imprensa 24h

As inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências, edição 2022, estão abertas até o dia 16 de agosto. Qualquer estabelecimento de ensino, de qualquer região do Brasil, poderá se cadastrar gratuitamente para participar da competição, cujo formato continua totalmente online. A iniciativa é direcionada a alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, no Ensino Médio; além de estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, e da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais e identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos.

 

Para a inscrição, que deve ser feita por meio de formulário eletrônico disponibilizado no endereço www.onciencias.org, é necessário informar o código da escola junto ao INEP, além de ser nomeado um responsável que será o elo com a coordenação do evento. O estudante deve ser inscrito pelo representante da escola em que estuda, na série ou ano em que estiver cursando; caso contrário, a inscrição desse estudante será desclassificada. A comprovação de escolaridade, caso necessário, será de responsabilidade do estabelecimento de ensino e do representante credenciado.

 

A aplicação das provas será realizada em duas etapas. A primeira fase, que vai acontecer de 18 a 20 de agosto, envolverá questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química e será organizada em cinco níveis distribuídos por séries, cuja prova contará com 20 perguntas objetivas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções especificadas no início do exame. Já a segunda fase ocorrerá nos dias 9 e 10 de setembro, com os mesmos conteúdo da primeira fase, compostas por uma parte teórica. As provas terão a duração de 2 horas. A parte teórica terá, para todas as séries/ano, 10 questões discursivas.

 

Segundo o técnico da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc/Dase/Seades) informa que haverá uma solenidade nacional de premiação da ONC 2022. “A depender da evolução da pandemia, essa cerimônia poderá ser totalmente virtual ou presencial. O estudante poderá, também, ter sua ida à solenidade de premiação custeada pela ONC”, concluiu.

Mais informações podem obtidas no regulamento: https://onciencias.org/regulamento

Inscreva-se aqui: https://onciencias.org/

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter

Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *