GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

São José amplia qualificação de 297 profissionais da Saúde

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta sexta-feira (4), solenidade de entrega de certificados de conclusão de cursos técnicos para 297 profissionais da Secretaria de Saúde, sendo 201 agentes comunitários de saúde e 96 agentes de combate a endemias.

Durante nove meses, eles tiveram aulas práticas e teóricas, nas modalidades presencial e EAD (Educação a Distância), por meio do Programa Saúde com Agente, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde para ampliar a qualificação técnica dos profissionais e aprimorar, ainda mais, os serviços prestados à população.

Foi o primeiro curso teórico a que tiveram acesso, em mais uma ação para melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária.

Também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

Aprimoramento

Os agentes comunitários de saúde atuam nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve presentes em todas as regiões da cidade.

Já os agentes de combate a endemias realizam trabalhos de prevenção, orientação e combate a doenças como dengue, zika vírus, chikungunya, febre amarela e raiva, entre outras. Também executam ações contra animais peçonhentos, como escorpiões.

“O curso foi maravilhoso. Aprendi muito e estou muito feliz. Estamos ainda mais preparados para ajudar todos que precisarem, garantindo à população mais saúde, bem-estar e qualidade de vida”, disse a agente de combate a endemias Roseli de Fátima Silva Rodrigues, que tem 58 anos e atua na Secretaria de Saúde há 16 anos.

“Foi muito importante esta capacitação para podermos atender, cada vez melhor, os munícipes. O curso nos deu grande suporte técnico”, afirmou o agente comunitário de saúde Reginaldo Geideles, que tem 41 anos e trabalha na UBS Resolve Putim, na região sudeste.

Mais saúde

O Programa Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é o maior programa do país de formação técnica na área da saúde no formato hibrido, metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada.

Em São José, os cursos foram ministrados por 12 professores, com 600 horas de material audiovisual, 26 disciplinas e 40 teleaulas durante nove meses.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *