GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Vídeos ambientais promovem diálogo com a comunidade

Lucas Brito


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Programa Revitalização de Nascentes, da Prefeitura de São José dos Campos, realizou nesta semana mais uma etapa de exibições públicas dos vídeos produzidos pelas escolas e que integram as Mostras de Vídeos Ambientais.

Na terça-feira (22), estiveram presentes cerca de 60 pessoas na Área Verde Francisco Pedro Brito, ao lado da escola Emefi Elizabete de Paula Honorato, no Jardim Mariana (região leste). E, na quarta-feira (23), cerca de 40 pessoas no Jardim São José 2 (região leste), na Emefi Rosa Tomita.

Ambas as escolas também participaram da Mostra em 2022 e os vídeos estão disponíveis nestes links:


Exibição na Emefi Rosa Tomita, no bairro Jd. São José 2 | Foto: PMSJC

A ideia das exibições públicas é ampliar a divulgação e o alcance dos vídeos, aumentando a sensibilização da comunidade e, portanto, o envolvimento com as nascentes e suas necessidades de preservação. Assim, por meio do audiovisual se impulsiona o processo de “roda de conversa’’ com o público presente.

De acordo com o servidor Luciano Machado, que atua na coordenação dos trabalhos educativos do Programa Revitalização de Nascentes, “a participação da comunidade na exibição pública dos vídeos, é uma forma de ampliar a potência educativa da produção audiovisual para as ações de conservação das nascentes, sendo também uma forma de reconhecimento do importante trabalho realizado pelos estudantes junto aos seus pais e também toda a comunidade presente”.

Estas foram a segunda e terceira de seis rodas de conversa do Programa Revitalização de Nascentes programados para este ano, que têm o intuito de dar visibilidade aos vídeos produzidos pelos alunos, promovendo a conscientização da comunidade do entorno da escola e da nascente de referência para o trabalho dos estudantes.

Mostra de vídeos

As exibições também são uma forma de motivar e estimular ainda mais os alunos e alunas das respectivas escolas do PRN a desenvolverem com entusiasmo suas produções audiovisuais deste ano de 2023.

Inclusive, o programa está justamente na fase em que os educadores participantes estão recebendo as orientações de roteiro, com bases na educomunicação socioambiental, para, em seguida, partirem para as filmagens.

São os estudantes, em coletividade, que devem protagonizar todo o processo de criação dos vídeos. Os educadores agem como mediadores do processo de criação dos vídeos e auxiliam na construção da ideia elaborada a partir dos desejos da turma.

Desde 2010, a Prefeitura de São José dos Campos tem propiciado cursos de formação e capacitação técnica em linguagem audiovisual aos professores e alunos multiplicadores que, juntos, passam a construir a memória do Programa por meio de imagens e sons, além de produzirem material de conscientização e divulgação junto à comunidade. No total, entre 2011 e 2022, foram sete mostras.

Sobre o programa

O Programa Revitalização de Nascentes promove o cuidado de 38 nascentes em áreas públicas urbanas, através de um trabalho de proteção e conservação em parceria com a comunidade local, outras secretarias municipais, instituições e empresas.

Uma das primeiras providências inclui a proteção das áreas responsáveis pelo abastecimento dos cursos d’água para que a água das chuvas possa ser interceptada pela vegetação e retida pelo solo, podendo fluir de forma gradual em direção aos córregos.

Para garantir o abastecimento de água, é fundamental proteger os mananciais. Portanto, são realizados reflorestamentos nas áreas de preservação permanente, com o foco voltado para as nascentes e as faixas ciliares dos cursos d’água.

Ao mesmo tempo, tem sido desenvolvido um programa de educação ambiental nas escolas públicas, que leva os alunos e professores a um mergulho nas questões relacionadas à preservação das águas do rio Paraíba do Sul. E isto se dá com os cuidados de cada uma das nascentes encontradas nas áreas públicas de nossa cidade.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *