GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Escola da rede municipal de Sorocaba realiza 2ª edição de concurso de soletração em inglês com alunos do Ensino Fundamental

 

O conhecimento da língua inglesa é mais uma das importantes competências que os alunos do Ensino Fundamental adquirem em sua formação nas escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba. Com o propósito de ampliar o conhecimento nessa área, de forma lúdica e interativa, a E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, no Centro da cidade, realizou, nesta sexta-feira (25), a 2ª edição do evento de soletração em inglês “Spelling Bee”.

A atividade reuniu cerca de 120 alunos, das turmas do 6º ano e com a participação de alunos do 7º ano, que integraram o projeto em 2022 e, desta vez, atuaram como embaixadores nessa ação. Foram selecionados para subir ao palco competir um total de 26 alunos.

“Spelling Bee” é um concurso de soletração em inglês, muito comum nos Estados Unidos, em que os estudantes precisam soletrar palavras corretamente. Dessa forma, os alunos testam o conhecimento na língua inglesa e a concentração, sendo classificados os que tiverem maior número de acertos na tarefa.

A lista de palavras a serem soletradas foi elaborada previamente pela professora responsável pela organização do evento, Joeice Machado, sendo que, antes da realização do concurso, foi feito um sorteio para definir a ordem de participação dos alunos. A iniciativa teve a colaboração de dois juízes, os estudantes de Letras Antônio Camargo e Bianca Monteiro.

Na primeira rodada, todos os participantes tiveram que soletrar três palavras em inglês. Na segunda etapa, foram duas palavras, porém, com nível de dificuldade maior, sendo selecionados os 10 melhores estudantes. Na fase final, foram escolhidos os cinco melhores soletradores, entre aqueles que tiveram poucos ou nenhum erro de soletração.

Aos cinco vencedores foram oferecidos prêmios e todos receberam certificado de participação. Sagraram-se vencedores os alunos: Lauren (primeiro lugar); Leonardo (segundo lugar); Manuela (terceiro lugar); Emily (quarto lugar) e Beatriz (quinto lugar). “Foi muito legal participar. Mas eu fiquei bastante ansiosa. Com certeza, o que me ajudou foi ter estudado bastante, não apenas na escola, mas também com minha irmã, em casa”, contou a aluna Lauren.

“Este evento é uma oportunidade para que os alunos vivenciem uma experiência diferente, acerca de outra cultura. Muitos deles não conheciam o ‘Spelling Bee’ e esta é uma forma muito marcante de viver o conhecimento da língua inglesa. Tenho certeza que ficará na memória de todos”, afirmou a professora Joeice.

“Essa atividade visa justamente ‘destravar’ o inglês para os alunos no início do Ensino Fundamental, para que sigam mais seguros e familiarizados com o idioma. Durante o primeiro Semestre, a professora aplica atividades que colocam o aluno em contato com a escrita, a leitura e, principalmente, a pronúncia, que é sempre o grande medo entre eles. No segundo semestre, então, a escola realiza o campeonato de soletração, quando os alunos se inscrevem, passam por uma eliminatória e entram para as fases seguintes da disputa, com níveis crescentes de dificuldade, descreve a diretora da escola, Silvana Salas Gomes. “Da edição anterior para esta o interesse dos alunos só vem aumentando, e os bons resultados não se mostram apenas na nota. Os alunos desenvolvem outras habilidades como, autoestima, concentração, organização mental, interesse pela leitura e conhecimento de novas culturas, além de melhorar a socialização, laços de amizade e empatia, pois toda a turma vibra, respeitando e incentivando aqueles que estão no palco”, ela completa.

Outro momento emocionante do evento foram as apresentações de Balé das alunas Giovana e Vitória, ambas do 9º ano.

Fotos: Rose Campos/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *