GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Boletim sobre a situação de serviços afetados pelas chuvas – 11h

O Governo de São Paulo acompanha as ações do Ministério de Minas e Energia e das concessionárias para garantir o abastecimento de energia elétrica em todos os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O trabalho está sendo concluído e a previsão é que 100% dos locais de prova tenham energia até as 12h. A orientação aos alunos é comparecer no horário e local indicados pelo Ministério da Educação neste domingo (5).

As concessionárias atuam sob regulação federal e estão alocando geradores nos locais de prova em que o fornecimento ainda não foi restabelecido pelas redes de distribuição. O Governo de São Paulo reforçou a prioridade máxima para religamentos de eletricidade em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e locais de provas do Enem.

A gestão paulista também reforça a gratuidade do transporte público metropolitano de São Paulo neste domingo, até as 21h, para garantir o deslocamento dos inscritos no Enem. O benefício abrange todos os serviços de ônibus da EMTU nas regiões metropolitanas e de trens do Metrô, CPTM, ViaQuatro e Via Mobilidade na capital e Grande São Paulo.

Na capital, a gratuidade no Metrô é coordenada com a liberação das catracas nos ônibus da SPTrans, também até as 21h, conforme deliberação da Prefeitura de São Paulo.

Defesa Civil e Bombeiros

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil confirmaram a sétima morte provocada durante a tempestade da última sexta-feira (3). O caso ocorreu em Ilhabela. Uma embarcação naufragou e um dos tripulantes não resistiu. Outros dois foram socorridos e encaminhados ao serviço de saúde.
Além deste, uma pessoa em Limeira, atingida por um muro; uma em Osasco, após queda de árvore sobre um carro; uma em Santo André, atingida por destroços que caíram de um prédio; uma em Suzano e duas na capital, todas após quedas de árvores; e uma em Ilhabela, em decorrência de um naufrágio durante a tempestade de sexta (3).

A Defesa Civil também atendeu cerca de cem desabamentos em todo o estado, em ocorrências com danos em muros, casas e destelhamentos de imóveis.

As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de 2 mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.

Abastecimento de Água

A Sabesp solicita economia de água aos moradores da capital e Grande São Paulo, até a completa normalização de todo sistema de abastecimento.

Em razão das fortes chuvas na tarde de sexta-feira, a falta de energia paralisou instalações e estações elevatórias da empresa, afetando o nível dos reservatórios e, consequente, o abastecimento de água em diversas regiões.

Desde sexta-feira (03/11), a Sabesp está com equipes mobilizadas e em constante contato com as concessionárias de energia para restabelecer todas as instalações o mais breve possível e também adotou medidas operacionais para amenizar a situação.

Neste momento existem pontos ainda sem energia, afetando o abastecimento das seguintes localidades: São Mateus, Itaquera, Vila Mariana, Vila Clara e Capão Redondo e, também nas cidades de Itapecerica da Serra, Cotia, Osasco, Barueri, Guarulhos, Taboão da Serra, Biritiba Mirim e Suzano.

Outras localidades tiveram a energia reestabelecida e os reservatórios estão em recuperação são elas: Santo André, Mauá, Diadema, Itaquaquecetuba, Guaianases, Americanópolis, Vila Clara, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Joaniza, Campo Grande, Jd Promissão, Pedreira, Cidade Ademar, Chácara Flora, Santa Etelvina, Cidade Tiradentes e Morumbi, em São Paulo, estão em recuperação. O retorno da água aos imóveis acontecerá de forma gradual.

Até a normalização total de todo sistema, é recomendável que os clientes façam uso consciente da água e priorizem o uso para higiene e alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *