GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Prefeitura entrega melhorias de mais três unidades de saúde – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Clínica da Família Joãosinho Trinta, em Vigário Geral – Edu Kapps/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) entregou nesta terça-feira (02/04) as reformas completas do Centro Municipal de Saúde (CMS) José Breves dos Santos, em Cordovil, e da Clínica da Família (CF) Joãosinho Trinta, em Vigário Geral. Outra unidade que ganhou melhorias foi a Clínica da Família Felippe Cardoso, na Penha, que passa a ofertar um novo serviço, ampliando o atendimento a crianças e adolescentes da Zona Norte da cidade.

O CMS José Breves dos Santos foi totalmente revitalizado, com melhorias na climatização e nos espaços de atendimento e convivência. Outra novidade é a Sala de Conhecimento e Cidadania, espaço destinado a promover reforço escolar e treinamentos profissionais, entre outras atividades educacionais. O CMS atende com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal.

Em Vigário Geral, além da reforma de todas as suas instalações e equipamentos, incluindo refrigeração, pintura e paisagismo, a CF Joãosinho Trinta agora conta com a Sala Sensorial, espaço exclusivo para o acompanhamento de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (TEA) por uma equipe multiprofissional. Seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal trabalham na clínica.

Francisca Ferreira, avó de Miguel Roberto, de 7 anos, que está em processo de diagnóstico para TEA, acredita na qualidade do SUS:

– Ele faz acompanhamento psicológico há um ano aqui na Joãosinho Trinta. O Miguel evoluiu muito desde então e é muito dedicado nos estudos. Ele adora a psicóloga dele. A qualidade dos profissionais faz a diferença. E essa sala que foi inaugurada hoje vai ajudar muito na saúde do Miguel.

– Tenho muitos pacientes, entre crianças e adolescentes, e é sempre gratificante ver como cada um deles se sai com o tratamento – diz a psicóloga de Miguel, Dra. Carmem Lúcia, que atua há mais de dois anos na equipe multiprofissional da CF Joãosinho Trinta, atestando a evolução do menino.

Já na Clínica da Família Felippe Cardoso foi inaugurado o CAMI (Centro de Atenção Multidisciplinar Integrado), uma parceria da Prefeitura com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio. Trata-se de um espaço voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A equipe de saúde é formada por psicólogo, assistente social e enfermeiro. Além do atendimento humanizado, o CAMI agiliza o acesso à Justiça dos que se encontram em situação de vulnerabilidade física. O centro atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além do CAMI, a CF Felippe Cardoso ganhou uma nova sala de radiografia, com instalação de raios-X digital, climatização e novos sistemas elétrico e de esgoto. A unidade trabalha com 14 equipes de saúde da família e cinco de saúde bucal.

– A Prefeitura está levando à Zona Norte dois importantes serviços para o atendimento e proteção de nossas crianças. Estamos fazendo um esforço muito grande para estabelecer protocolos de atendimento às crianças com TEA, com equipes multiprofissionais e descentralizado, para que as mães não precisem cruzar a cidade para conseguir a assistência necessária para seus filhos – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Nas três unidades, os pacientes encontram atendimento clínico, tratamento para hipertensão, diabetes e tuberculose, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, odontologia, troca de curativos, pequenos procedimentos cirúrgicos e agendamento de visitas domiciliares, entre outros serviços. Também é possível retirar gratuitamente medicamentos de uma grade de itens da Atenção Primária.

O CMS José Breves dos Santos fica na Rua Mar Grande, 10, em Cordovil; a CF Joãosinho Trinta funciona na Rua Anamá, 55, em Vigário Geral; e a Clínica da Família Felippe Cardoso está localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, 42, na Penha.

A rede municipal de saúde do Rio de Janeiro conta com 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), distribuídas por toda a cidade, abrindo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Categoria:

  • 2 de abril de 2024
  • Marcações: Clínica da Família Joãosinho Trinta Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro saúde Vigário Geral

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *