GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” comemora o nascimento de um filhote da espécie muriqui-do-sul – Agência de Notícias

A espécie, nativa da Mata Atlântica, é ameaçada de extinção e o nascimento resulta de esforços realizados, ao longo de anos, pelo Zoo de Sorocaba, em colaboração com instituições de outros estados.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, de Sorocaba, comemora o nascimento de um filhote de muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides). O filhote nasceu no fim do mês de janeiro deste ano e é uma fêmea. Para garantir uma gestação tranquila e um nascimento sem complicações, sua mãe ficou sob monitoramento constante durante todo o período de gestação, que foi de aproximadamente 7,5 meses. Esse nascimento foi muito comemorado por toda equipe do Zoo, pois o muriqui-do-sul é uma espécie ameaçada de extinção. A perda e a fragmentação do habitat, além da caça, estão entre as principais ameaças aos exemplares de muriquis-do-sul em seu ambiente natural. A espécie está classificada como “Em Perigo”, na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Para agravar mais a situação de ameça à espécie, no mundo todo existem pouquíssimos indivíduos vivendo sob cuidados humanos, divididos em três instituições, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o Zoológico de São Paulo (SP) e o Zoológico Municipal de Curitiba (PR). Assim, todo nascimento é extremamente importante para a conservação da espécie, ajudando no crescimento e na manutenção da população de segurança.

O muriqui-do-sul é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ocorre apenas entre o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e um pequeno trecho do sul de Minas Gerais. Ele é considerado o maior macaco das Américas, podendo pesar até 15 kg, vive em grandes grupos sociais e possui uma dieta composta, principalmente, por folhas e frutos.

Para tentar evitar a extinção dessa espécie, diversas ações já foram realizadas ao longo das últimas décadas, como, por exemplo, a criação do Comitê para Conservação e Manejo do Muriqui, a publicação do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Muriquis e a criação de um programa de manejo ex situ. O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” sempre contribuiu ativamente nas ações de conservação dessa espécie, o que demonstra o papel fundamental dos zoológicos na conservação das espécies ameaçadas.

Fotos: Marcos Tokuda – Zoo Sorocaba/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *