A estratégia em dose única contra o HPV, que tinha o modelo de duas aplicações, busca intensificar a proteção contra o câncer de colo de útero e outras complicações associadas ao vírus e permite dobrar a capacidade de imunização nos serviços do Sistema Único de Saúde. De janeiro a abril deste ano, já foram administradas 4.037 doses ao público específico que pode receber a vacina em João Pessoa.
Atualmente, nos serviços de saúde pública, o imunizante é indicado para meninos e meninas de 9 a 14 anos; vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham sido imunizadas previamente; pessoas que vivem com HIV; transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea; e pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.
“Essa nova medida, implantada desde o início de abril, tem como principal objetivo o de aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal e, desta forma, buscar eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública. Por isso, fazemos o alerta e chamamento continuamente sobre esta prevenção e para atualização da caderneta de outras vacinas contempladas na caderneta da criança e do adolescente. A prevenção é opção de cuidado mais eficaz, portanto, protejam-se!”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a recomendação da dose única foi embasada em estudos com evidências robustas sobre a eficácia do esquema frente as versões com duas ou três etapas. Além disso, o esquema segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Sobre a infecção – O HPV é considerado atualmente a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo e o principal causador do câncer de colo de útero. A estimativa do Ministério da Saúde é que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil todos os anos.
Apesar de se tratar de uma enfermidade que pode ser prevenida, ela segue como o quarto tipo de câncer mais comum e a quarta causa de morte por câncer em mulheres. A vacina HPV quadrivalente incorporada em 2014 no Calendário Nacional de Vacinações do Brasil protege contra os tipos virais de HPV 6, 11, 16 e 18. A prevenção primária, por intermédio da vacinação contra o HPV é, portanto, essencial para a prevenção dos cânceres relacionados a esse vírus e outras doenças associadas.
Número de doses aplicadas em 2023 e 2024 – Na capital paraibana, em 2023, foram aplicadas 14.893 doses da vacina HPV quadrivalente, referente ao esquema vacinal composto de duas doses. De janeiro a abril deste ano, o Sistema de Informação do Ministério da Saúde já registra a marca de 4.037 doses aplicadas nos serviços de saúde da rede municipal e pontos móveis, criados estrategicamente para facilitar o acesso às vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde.
Onde receber a dose do imunizante – A Prefeitura de João Pessoa segue promovendo a prevenção por meio da vacinação em todas as salas de vacinas localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, com atendimento de acordo com o horário de funcionamento de cada serviço.
Documentação – Para ter acesso à dose, basta os pais ou o responsável comparecer ao serviço com a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente, com um documento oficial, além do Cartão SUS.
Every international delivery is prompt and secure.
buying generic lisinopril pills
They always keep my medication history well-organized.
Their global perspective enriches local patient care.
can you buy cytotec tablets
They provide peace of mind with their secure international deliveries.
I’ve sourced rare medications thanks to their global network.
where to buy clomid without a prescription
Always a pleasant experience at this pharmacy.
Their online chat support is super helpful.
gabapentin charley horse
Great place with even greater staff.
They provide valuable advice on international drug interactions.
gabapentin arm swelling
A beacon of international trust and reliability.