GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Empresas são habilitadas para projeto que trata chorume

Ana Lúcia Abranches


Urbam

Quatro empresas foram habilitadas para apresentar o projeto básico que irá subsidiar o modelo de concessão para contratação dos serviços de instalação, operação e manutenção de uma unidade de tratamento de chorume no aterro sanitário municipal de São José dos Campos, que é operado pela Urbam.

As empresas Ast, Dutrafer, Kemia e Ouronitro têm até as 16h30 do dia 28 de junho para apresentar o projeto básico à banca avaliadora.

A intenção é tratar e reciclar o chorume na própria Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos com a produção de fertilizante nitrogenado e água de reuso, a qual será utilizada para irrigação de áreas verdes e lavagens de ruas e áreas públicas minimizando o consumo de água potável no município.

Chorume

O aterro sanitário recebe atualmente uma média de 570 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos, com vida útil estimada de 10 anos. O processo de decomposição desses resíduos (aliado às chuvas) produz um líquido (chorume – em média 350 m³ de chorume por dia), que é conduzido por meio do sistema interno de drenagem até os reservatórios (lagoas de chorume).

Atualmente, a destinação final do chorume é feita diariamente por meio de diversas viagens em carretas tanques duplos até a Estação de Tratamento de Esgoto Lavapés da Sabesp em São José dos Campos, cujo transporte gera custos.


MAIS NOTÍCIAS

Urbam

Um comentário sobre “Empresas são habilitadas para projeto que trata chorume

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *