GAZETA DE SERGIPE

Webinar orienta sobre o novo modelo do Enade 2024  – IFSP

Todos os estudantes das 51 licenciaturas do IFSP devem participar; webinar acontece no dia 7/11, às 17h

No dia 7 de novembro, às 17h, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) do IFSP promove um webinar para oferecer informações e tirar dúvidas sobre a edição 2024 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que passa a contar com avaliação prática dos estudantes. O webinar terá a participação do coordenador de Gestão do Enade, Davi Contente Toledo, e será transmitido pelo canal oficial do IFSP no YouTube.  

 

Neste ano, o exame será aplicado apenas para os cursos de licenciatura, com avaliações teóricas e práticas em diferentes momentos. As áreas de avaliação do Enade 2024 são: Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Português, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia e Química. 

O Enade 2024 contemplará todas as 51 licenciaturas oferecidas pelo IFSP. A participação dos 1.365 alunos concluintes na prova teórica e também no preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatória para que possam colar grau. A avaliação prática não interfere ainda no conceito final do curso, mas é obrigatória e impacta na regularidade do estudante. 

O webinar tem o objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre o novo modelo do exame e é direcionado aos estudantes e também aos orientadores, supervisores e coordenadores das licenciaturas. Todos os interessados, de quaisquer instituições de ensino, podem acompanhar a transmissão.  

Os participantes poderão enviar as dúvidas por meio do chat da live, as quais serão respondidas pelo coordenador de Gestão do Enade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Davi Contente Toledo, e pela diretora-adjunta de Avaliação Externa da PRE do IFSP, Claudia Fonseca Roses.  

Prova 

A prova do Enade 2024 será aplicada no dia 24 de novembro em todo o País. Os locais de aplicação da prova serão divulgados a partir do dia 4 de novembro. 

Todos os alunos concluintes e do último ano (com previsão de conclusão até julho de 2025) dos cursos de licenciatura deverão participar.  

Os licenciandos terão quatro horas e meia para responder a parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e a parte de Componente Específico, própria de cada área de avaliação. 

São 27 questões de Formação Geral de múltipla escolha; e 37 questões de Componente Específico, sendo 1 discursiva e 36 de múltipla escolha. 

Enade 

O Enade das Licenciaturas avaliará os cursos e as Instituições de Ensino Superior a partir do desempenho dos estudantes, com os seguintes objetivos: 

– aferir o desempenho dos estudantes em prova teórica e suas percepções sobre o processo formativo da graduação;

– avaliar, com fins diagnósticos, os conhecimentos, as competências e as habilidades práticas desenvolvidas pelos estudantes na graduação, bem como levantar informações a respeito das características, condições e atividades práticas realizadas.

Os resultados dos estudantes no Enade servirão para  produzir informações subsidiárias às ações de incentivo à qualidade da educação superior no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e para calcular os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.  

Mudanças 

Além das provas teóricas, a partir deste ano, será realizada uma avaliação prática dos estudantes daquelas licenciaturas direcionadas à docência. Esses processos avaliativos serão compostos por critérios de habilitação e instrumentos específicos, em conformidade com o Edital 124/2024. O objetivo do MEC é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito de como está a formação de docentes no Brasil.   

A avaliação teórica também sofreu mudanças nas matrizes de referência e nos objetivos das provas. Agora, teremos a avaliação por competências docentes. O modelo de prova teórica do Enade das Licenciaturas adotará a metodologia de Blocos Incompletos Balanceados (BIB), para viabilizar maior cobertura das matrizes de referência, testagem de itens para edições futuras, comparabilidade entre edições e a definição de padrões mínimos de desempenho. A adoção da metodologia ensejará a divulgação dos cadernos de prova e gabaritos (itens públicos) somente após a conclusão das análises dos resultados, omitidos os itens selecionados para edições futuras. Serão divulgados, após a aplicação das provas, os Mapas das Provas Objetivas, para conferência das temáticas contempladas (perfis, competências e objetos de conhecimento). 

Assim, passam a fazer parte dos Instrumentos do Enade das Licenciaturas: a prova teórica, o questionário do estudante, o questionário do coordenador de curso, o questionário de avaliação da prática pelo estudante (instrumento de avaliação da prática pelo supervisor de estágio) e o questionário de avaliação da prática pelo orientador de estágio. 

A diferença entre a avaliação teórica e a prática é que o estudante habilitado à prova teórica fará as duas, seja neste semestre ou no primeiro semestre de 2025. O Inep aferirá, com objetivo diagnóstico, as competências práticas dos estudantes, a partir de uma avaliação aplicada durante a realização dos estágios supervisionados obrigatórios realizados em escolas de Educação Básica, públicas ou privadas, com foco no período em que o estudante assume a regência de classe, denominada AP. 

Para fazer a AP, o estudante deve possuir os critérios definidos no Edital 124/2024, ou seja, no caso de curso cujo estágio supervisionado tenha mais de um momento de realização de atividades de regência de classe, o estudante deverá ser preferencialmente inscrito para avaliação no último momento de regência planejada ou em outro período de regência determinado pelo coordenador de curso. 

 

Veja aqui os editais do Enade 2024.  

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