GAZETA DE SERGIPE

Museu do Folclore recebe oficina Cantigas do Tempo no feriado

Avelino Israel


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Uma vivência de 90 minutos que passeia pelas danças maranhenses, brincadeiras populares e cantigas brincadas. Este é o conteúdo da oficina Cantigas do Tempo que o Museu do Folclore de São José dos Campos receberá no próximo dia 15 (sexta-feira), sob comando da mestra, artista e educadora popular Ana Maria Carvalho, maranhense de 72 anos.

A atividade é gratuita e acontecerá a partir das 14h, com a presença de intérprete de Libras. A oficina é destinada ao público adulto, pesquisadores, educadores e interessados em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A recomendação é que os participantes usem roupas confortáveis.

Além da realização da oficina, a exposição de longa duração do museu também estará aberta normalmente durante o feriado da Proclamação da República, das 9h às 17h. E no sábado e domingo, das 14h às 17h.

Perfil

Ana Maria é artista e educadora popular, cantora, compositora, pesquisadora, costureira, figurinista e brincante. Em 2017, foi contemplada com o Prêmio de Culturas Populares (Ministério da Cultura) e em 2022 recebeu o título de mestra da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Nascida em Cururupu (MA), Ana Maria mora há 20 anos em São José dos Campos, sendo herdeira direta das tradições populares maranhenses, como o Bumba Boi, Tambor de Crioula, Cacuriá, Ciranda, Ladainhas do Espírito Santo e Cantigas Tradicionais.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Sair da versão mobile