GAZETA DE SERGIPE

NUGS lança cartilha sobre Políticas de Ações Afirmativas no IFSP – IFSP

Documento amplia o debate sobre gênero e sexualidade no acesso às políticas de ações afirmativas 

O Grupo de Trabalho da Ação Afirmativa do Núcleo de Gênero e Sexualidade (NUGS) lançou a cartilha “A Política de Ações Afirmativas no IFSP: Um Olhar para as Questões de Gênero e Sexualidade”. O objetivo é tornar as informações sobre acesso às políticas de ações afirmativas mais acessíveis e organizadas em um documento de fácil compreensão.

A cartilha pode ser acessada aqui.

Na avaliação da coordenadora do NUGS, Rosa Amélia, essa é uma oportunidade ímpar de vida, garantindo acesso à instituição pública, que geralmente é uma educação de qualidade. ‘A questão é como discutir as ações afirmativas no IFSP tornando o direito de acesso e permanência efetivos, levando-se em conta as questões de gênero e sexualidade. Afinal, democracia só se constrói quando todas as pessoas são verdadeiramente incluídas’, justificou.

O grupo de estudos trabalhou com afinco e é de interesse coletivo disseminar a cartilha. Quanto mais ela for divulgada, mais propostas assertivas podem ser implementadas.

O guia orienta sobre quais são as políticas de ação afirmativa e como elas se articulam com a garantia de direitos relacionados às questões de gênero e sexualidade. Há informações sobre as principais políticas, como os tipos de cotas existentes, como são distribuídas vagas.

“Procuramos fazer o documento mais completo possível”, disse Luciano Lira, mediador da pesquisa sobre ações afirmativas. A cartilha também aborda os avanços significativos em relação à inclusão de pessoas trans, uma pauta na qual o IFSP ainda precisa avançar, e é reiteradamente problematizada pelo NUGS.

Sair da versão mobile