GAZETA DE SERGIPE

Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa toma posse em São José

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos deu posse, nesta quarta-feira (18), aos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. São 28 conselheiros, sendo 14 do poder público e 14 da sociedade civil organizada, com titulares e suplentes, para mandatos no biênio 2024-2026.

O conselho, parceiro da Prefeitura, tem como objetivo discutir, estabelecer normas e fiscalizar as ações relacionadas aos idosos no município, entre outras atribuições.

“Estou motivada para este segundo mandato. São José cuida muito bem dos idosos e nós do conselho vamos continuar trabalhando para, junto com a Prefeitura, melhorar cada vez mais a vida dos nossos idosos”, disse Vilma Wanderley da Silva Bueno, representante do segmento usuários, pertencente aos grupos de convivência.

“Estamos chegando agora ao conselho e esperamos contribuir, com a experiência que temos no atendimento ao idoso. Queremos aprender com as iniciativas em prol dos idosos que São José realiza tão bem”, afirmou Guilherme Luca, representante da Kanzen, entidade cujo nome significa Plenitude em japonês.

Proteção e cuidados

São José possui uma ampla rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas.

Casas do Idoso

São José mantém, ainda, quatro Casas do Idoso espalhadas por toda a cidade e que são referência na qualidade dos serviços oferecidos às pessoas idosas e seus familiares, promovendo muitos eventos e encontros intergeracionais.

São espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária.

São pelo menos 50 atividades, com destaque para aulas na piscina e cursos de inglês e informática, além de atrações especiais como os bailes nas noites das sextas-feiras e os saraus culturais nas tardes de sábado.

Por mês, as Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Sair da versão mobile