Ícone do site GAZETA DE SERGIPE

Caravana do Cuidar tem edição especial pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa (Sedhuc) promoveu, na Praça Aristides Lobo, no Centro da Capital, mais uma edição da Caravana do Cuidar. Mas o evento desta sexta-feira (19) foi especial, fazendo referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A ação levou cidadania, inclusão e serviços gratuitos à população, totalizando 321 atendimentos.

Moradores da região aproveitaram a oportunidade para resolver demandas, cuidar da saúde e participar de atividades de bem-estar. Foi o caso de Josie Lopes, que destacou a importância da iniciativa para quem precisa de atendimento rápido e sem burocracia. “Eu vim com meu esposo para falar com o médico. Aproveitei e fui ao dentista, além de pintar minhas unhas. Fui muito bem atendida, tudo rápido e tranquilo. Até consegui encaminhamento para resolver o divórcio da minha prima. Achei ótimo, uma ação muito boa, que ajuda muito a comunidade”, relatou.

No espaço também estiveram presentes famílias assistidas pelo Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência. Para Maria da Paz, mãe de um dos usuários do serviço, a parceria fortalece o cuidado e a inclusão. “Se eu soubesse, tinha colocado meu filho desde cedo no Centro-Dia. Ele já se desenvolveu muito, melhorou na interação com outras pessoas e participa de várias atividades, como pintura. Essa parceria com a Caravana foi maravilhosa, porque conseguimos aproveitar ainda mais serviços”, afirmou.

O jovem Manoel Adrien, que está sendo atendido pelo Centro há 7 anos, completou. “O que eu mais gosto são das psicólogas, da coordenadora e dos amigos que faço por lá. Também adoro cantar e participar das colônias de férias”, revelou. Durante a visita, Adrien também aproveitou para cantar e animar o público que esperava pelo atendimento.

Apoio da comunidade – Para a presidente da Associação Amigos do Centro Histórico, Rita Mônica, que solicitou a realização da Caravana no bairro, a ação representa um marco para a comunidade. “A gente queria muito isso, porque aqui existem muitas pessoas que necessitam desses atendimentos. Nem sempre temos acesso a todos os serviços públicos no nosso cotidiano e hoje a Prefeitura trouxe essa oportunidade para perto de nós. Só temos a agradecer pela parceria e pelo olhar sensível com os moradores do Centro Histórico”, destacou.

Atendimentos – Na edição desta sexta-feira, a Caravana contabilizou 321 atendimentos, sendo 42 emissões do Cartão SUS, 18 consultas médicas, 12 atendimentos odontológicos, 12 procedimentos de saúde bucal, 51 aferições de pressão arterial, 22 testes de glicemia e 5 aplicações de vacinas.

Nos serviços de cidadania, a Defensoria Pública realizou 35 atendimentos, a Junta de Serviço Militar registrou 13 encaminhamentos, o Procon-JP contabilizou 6 atendimentos e o programa ‘Eu Posso’ atendeu 3 empreendedores, além de 8 agendamentos para o Castramóvel. Já o Acessuas Trabalho prestou duas orientações. A população também foi beneficiada com serviços de bem-estar, com 30 cortes de cabelo e 28 de manicure.

Sair da versão mobile