A Prefeitura do Rio inaugurou, neste domingo (26/10), o Parque Piedade Arlindo Cruz, na Zona Norte da cidade. Este é um dos maiores espaços públicos de lazer, esporte e cultura da região. O novo equipamento foi construído no terreno onde funcionava o antigo campus da Universidade Gama Filho, fechado desde a falência da instituição, em 2014.
– É um momento muito especial. A gente sabe da importância desse lugar para a formação de milhares de cariocas, de gente de todo o Estado do Rio. Isso aqui tem um lugar no coração de todo mundo que tem mais de 30 anos no Rio de Janeiro-, afirmou o prefeito Eduardo Paes, destacando ainda a homenagem ao sambista Arlindo Cruz:
– E ainda poder homenagear esse grande poeta do subúrbio, da Zona Norte, que morou grande parte da sua vida na Piedade. Nada mais justo do que celebrar Arlindo Cruz, o sambista perfeito.
Ao lado do prefeito, o sambista Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, confirmou a relação de sua família com o bairro:
– Eu nasci aqui, morei até 12 anos na Piedade. Nossa história está toda aqui, toda a família mora na Piedade ou no entorno. Vamos aproveitar muito!
Viúva de Arlindo, Babi Cruz estava orgulhosa com a homenagem ao marido.
– Isso é para trazer felicidade, cultura, esporte, educação, alegria e lazer para a população daqui. Nada mais digno e correto do que o Parque Piedade ter o nome de Arlindo Cruz.
O vice-prefeito destacou a importância do parque.
– Esse parque representa isso: vida, felicidade, samba e encontro numa região que já tinha perdido a esperança -, afirmou o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere.
Este é o quinto parque público entregue pela Prefeitura desde 2024. Além dele, foram inaugurados os parques Oeste, Realengo, Rita Lee e Carioca Pavuna. Eles se juntam ao Parque Madureira, aberto em 2012, e ao Parque Radical de Deodoro, construído para os Jogos Rio 2016. Ao todo, os cinco novos parques somam 500 mil m2 de áreas verdes na cidade. O Parque Piedade representa um marco na revitalização do bairro e no resgate da memória local.
– É uma entrega importante para revitalizar a região da Piedade, do Grande Méier. É uma grande área de lazer, de encontro e de entretenimento. Mais um espaço com muita qualidade para a população -, explicou o secretário de Infraestrutura, Wanderson dos Santos.
Com investimento de aproximadamente R$ 72,4 milhões, o parque ocupa uma área de 23 mil metros quadrados e as obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI). O espaço reúne opções para todas as idades: skate park, parcão, academia da terceira idade, campo de grama sintética, quadra de futevôlei, pista de caminhada, áreas infantis, mirante, vestiários, parque aquático infantil e adulto, além de prédio administrativo, lanchonetes, passarela de integração com a linha férrea e um terraço panorâmico.
Morador do Encantado, o agente de segurança Daniel Barbosa, de 40 anos, levou a família para conhecer o parque. Ao lado da esposa e dos filhos, Isabel e Gustavo, ele fez questão de visitar o novo espaço.
– É uma maravilha isso. Perto de casa, dez minutos andando. Muito legal para comunidade, num espaço inativo do subúrbio carioca. E ainda deve ter teatro, escola e até atividade para a terceira idade -, festejou.
Erica, de 43 anos, e Rogério, de 45, também levaram os filhos, Maria Isabel e João Pedro, para conhecer o parque nesse primeiro dia de atividades.
– Muito bom, o parque está excelente, com opções pra todas as idades. E ainda mais na Zona Norte, que tem poucas alternativas. Vamos vir sempre -, garantiu Erica.
O Memorial Gama Filho, instalado dentro do parque, celebra a história da instituição de ensino que marcou gerações de estudantes e contribuiu para o desenvolvimento da educação brasileira. O complexo ainda conta com espaços para feiras e eventos e uma horta urbana, o que reforça o compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental.
As melhorias também alcançaram o entorno, com obras de reurbanização na Rua Manoel Vitorino, que recebeu pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo e ciclovia, integrando o parque ao bairro e facilitando a mobilidade. Inspirado no Parque Madureira, o Parque Piedade Arlindo Cruz surge como um novo ponto de encontro da Zona Norte. O local oferece lazer e oportunidades para crianças, jovens, adultos e idosos, além de estimular a geração de empregos e renda na região.
O Parque Piedade fica localizado na Rua Manoel Vitorino em Piedade. Ele funciona de terça a domingo, das 6h às 22h. O novo parque está no Instagram em @parquepiedade.rio.
Parque ganha linha de ônibus especial
A partir deste fim de semana, entrou em operação uma nova linha de ônibus na Zona Norte do Rio: a 649 (Méier – Parque Piedade), que só vai circular nos fins de semana. O serviço foi criado para facilitar o acesso dos visitantes ao Parque Piedade. A linha conecta o local ao Terminal Arquiteto Paciello Motta, no Méier, e garante integração com a rede de ônibus da região. O itinerário é baseado no trajeto da linha 249 (Água Santa – Castelo), que não terá seu percurso alterado.
Força Municipal ganha base no Parque Piedade para reforçar segurança
O Parque Piedade Arlindo Cruz também receberá uma base da Força Municipal, divisão de elite da Guarda Municipal, com previsão de entrega neste segundo semestre de 2025. A unidade terá cerca de 500 metros quadrados e capacidade para abrigar até 200 agentes. Além haverá outras duas bases, uma no Leblon e outra no Parque Oeste. As três bases têm capacidade para um total de 600 servidores. O espaço contará com setor administrativo, vestiários, refeitório e um estacionamento.
Do campus universitário ao novo parque da cidade
Por décadas, o terreno abrigou o campus da Universidade Gama Filho, referência nacional no ensino superior e responsável pela formação de milhares de profissionais. Após a falência da instituição, em 2014, a área permaneceu abandonada, o que gerou insegurança e deterioração urbana.
Com o objetivo de dar uma nova destinação ao espaço e devolver o terreno à população, a Prefeitura do Rio iniciou o processo de desapropriação, cujo valor foi de R$ 54 milhões, depositados em juízo para regularização legal. A partir daí, a Prefeitura do Rio desenvolveu o projeto que transformou o antigo espaço de ensino em um grande centro de convivência, lazer e cultura, consolidando o Parque Piedade Arlindo Cruz como símbolo de renovação urbana e de valorização da Zona Norte.
Homenagem ao sambista Arlindo Cruz
Apelidado pelos amigos de “o sambista perfeito”, o cantor e compositor Arlindo Cruz nasceu no Rio de Janeiro. Famoso por tocar cavaquinho e banjo, também aprendeu a tocar violão, sempre se apresentando em rodas de samba ao lado de diversos artistas. Seu primeiro disco foi intitulado “Roda de Samba”, com ajuda de Candeia.
Frequentou rodas de samba do Cacique de Ramos ao lado de grandes nomes como Jorge Aragão, sambista que Arlindo substituiu no Fundo de Quintal, em que foi o intérprete por 12 anos e gravou grandes sucessos. Fez grandes parcerias com sambistas como Zeca Pagodinho e Beth Carvalho. Arlindo tem mais de 550 músicas gravadas por diversos artistas, segundo o seu site oficial.
O sambista morreu no dia 8 de agosto deste ano, aos 66 anos, de falência múltipla dos órgãos. Em 2017, Arlindo havia sofrido um acidente vascular cerebral hemorrágico depois de passar mal em casa. Parou de se apresentar e passou a lidar com sequelas da doença.
Os novos parques da cidade
O Parque Piedade é o quinto parque público entregue pela Prefeitura desde 2024. Além dele, foram inaugurados os parques Rita Lee, no Parque Olímpico; Realengo Susana Naspolini; Carioca Pavuna; e Oeste, em Inhoaíba. Ao todo, esses cinco novos equipamentos somam 500 mil metros quadrados de áreas verdes na cidade. Eles se juntam ao icônico Parque Madureira Mestre Monarco, aberto em 2012, e ao Parque Radical de Deodoro, construído para os Jogos Rio 2016.
Inaugurado em 12 de maio de 2024, o Parque Rita Lee tem 136 mil metros quadrados e oferece aos visitantes uma série de atrações, como skate park, muro de escalada, quadras poliesportivas, área com brinquedos para crianças e uma praça molhada com 2.600 metros quadrados. Depois de refrescar as pessoas, a água passa por um processo de filtragem antes de voltar ao sistema, um atributo sustentável e eficiente.
Batizado em homenagem à artista brasileira ícone do rock e falecida em maio de 2023, o parque conta com 1.100 árvores e 70 mil arbustos. Ele funciona de terça a domingo, das 6h às 22h.
No dia 15 de junho do ano passado, a Prefeitura inaugurou o Parque Realengo Susana Naspolini, batizado em homenagem à carismática jornalista notabilizada pelas matérias de cunho comunitário. Com 76 mil metros quadrados – a Prefeitura já anunciou sua duplicação -, ele é inspirado no icônico Gardens By The Bay, de Singapura, e conta com cinco grandes torres, sendo duas de 17, duas de 26 e uma com 47 metros de altura, que esguicham, por meio de 236 pulverizadores, vapor de água nos visitantes para amenizar os dias quentes da Zona Oeste. As torres são um espetáculo à parte na nova área de lazer, com show de luzes e música.
Além de proporcionar uma imensa área verde de convívio para a população, o Parque Realengo também apresenta inéditas soluções para adaptar a cidade aos desafios trazidos pelas mudanças climáticas, como ilhas de calor e inundações. No nível do solo, um espelho de água com jardins aquáticos refresca os visitantes. Um bosque com sete acessos também é local de descanso e contemplação de espécies nativas da Mata Atlântica.
O novo parque nasceu ainda com um sistema de captação de água das chuvas para ajudar na prevenção de enchentes na região. Com capacidade para receber até 290 mil litros de água, um reservatório foi construído no parque e acionado sempre que necessário, em caso de fortes chuvas. Essa reserva de água pode ser reutilizada no próprio parque para irrigação dos jardins e limpeza de sanitários.
O parque também conta com espaço para o cultivo de alimentos e atrações para todas as idades, como quadras poliesportivas, campo de futebol de grama natural e duas quadras de futevôlei, skate park, Nave do Conhecimento, entre outras atrações. Há também sete espaços com churrasqueiras à disposição para a população curtir o almoço com a família.
O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 6h às 22h. A entrada principal fica na Rua Carlos Wenceslau.
Localizado nas proximidades da comunidade do Chapadão, região com um dos mais baixos Índices de Progresso Social (IPS) do município, o Parque Carioca Pavuna foi inaugurado no dia 22 de junho de 2024. Com 17 mil metros quadrados, a nova área de lazer foi construída num antigo terreno baldio na Rua Marechal Guilherme, abandonado e usado de maneira improvisada pelos moradores para jogos de futebol.
O novo espaço foi arborizado, com 320 árvores de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica, sendo 129 novas. O grande destaque fica por conta de uma torre d´água com iluminação de quase 22 metros de altura, que ajuda a trazer frescor para os frequentadores. O parque também ganhou quiosques, quadras esportivas, de areia e de basquete 3×3, equipamentos de ginástica, skate park, Academia da Terceira Idade, área de convivência, Nave do Conhecimento, entre outras atrações.
A entrada do parque é pela Rua Iguaba Grande. Ele está aberto ao público de terça a domingo, das 6h às 22h.
Com sua primeira parte aberta ao público no dia 14 de setembro do ano passado, o Parque Oeste foi construído onde ficava a Fazenda Inhoaíba, da família Gonzaga, e que depois foi doada para um orfanato. O terreno na Avenida Cesário de Melo 6.825 foi adquirido pela Prefeitura em 2023 e trouxe para a população equipamentos culturais, esportivos, de educação e lazer em uma área de mais de 234 mil metros quadrados. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 6h às 22h.
Uma das principais atrações do Parque Oeste, a Escada das Águas foi batizada em homenagem ao arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx. Ela ocupa uma área de 1.300 metros quadrados, com altura de 15 metros, equivalente a um prédio de cinco andares. São 88 degraus com 74 esguichos d’água e uma cascata para refrescar os visitantes de uma das regiões mais quentes do Rio. Com um volume de 210 mil litros, a água da escada passa por um reservatório e filtros, voltando, em seguida, para o equipamento, sem desperdício, de forma totalmente sustentável.
Além da Escada das Águas, outros equipamentos podem ser utilizados pela população nesta primeira fase do Parque Oeste: skate park, palco de eventos, campo de futebol de grama sintética, ginásio poliesportivo, áreas de estar e uma Nave do Conhecimento.
