A Prefeitura de João Pessoa firmou parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-JP) para preenchimento de cerca de 3 mil vagas de emprego temporário. A cooperação, firmada em reunião nesta segunda-feira (3) com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e do Sistema Nacional de Empregos (Sine-JP), vai resultar numa grande ação para conectar, neste período de fim de ano, comerciantes e trabalhadores que buscam uma inserção no mercado de trabalho, principalmente no setor de comércio, bares e restaurantes.
João Bosco, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, explicou que esse foi o primeiro encontro para definir as estratégicas da iniciativa, que pretende movimentar a área comercial e ofertar uma oportunidade para quem está desempregado. “As empresas podem disponibilizar as vagas existentes para nós do Sine. Nós lançaremos isso no cadastro do Sine Nacional e faremos toda a divulgação, junto com a CDL, de que estaremos fazendo esse recrutamento das vagas que forem ofertadas. Vai ser uma espécie de feirão. A estimativa é de 3 mil vagas iniciais de forma temporária e vamos fazer um bom trabalho para preencher essas vagas”, ressaltou.
Para o presidente da CDL, Nivaldo Vilar, a reunião foi muito produtiva. “Chegou exatamente na época em que o comércio está necessitado de mão de obra. Nós estamos em pleno momento de contratações temporárias e esse auxílio do Sine-JP vai ser importante pra tentarmos preencher essas vagas. Está muito difícil hoje no mercado de João Pessoa a contratação de profissionais específicos para cada segmento do comércio”, afirmou.
Segundo ele, a previsão é em torno de 3 mil contratações em João Pessoa e região metropolitana para o período de final de ano, principalmente para as funções de vendedor, estoquista e embalador. Dependendo do desempenho do profissional, a vaga pode até se tornar um emprego fixo. “Em torno de 30% das contratações se tornam permanentes nas empresas. Então, é uma oportunidade de quem realmente está desempregado conseguir um emprego, temporário inicialmente, mas depois se torna um funcionário efetivo das empresas que vão fazer essas contratações”, observou.
A coordenadora do Sine-JP, Jessyka Barros, disse que o próximo passo dessa parceria será firmar o contato com esses empregadores e, até a próxima sexta-feira (7), ter o balanço das vagas que o Sine-JP vai conseguir intermediar para fazer uma ação específica para esse seguimento. “A CDL vai fazer esse chamamento dos lojistas e conforme eles forem aderindo às vagas, a gente consegue ver quais as empresas, os cargos, com suas especificidades e o número de vagas disponíveis. E essa parceria vai resultar numa grande ação, que deverá ser realizada, ainda, nesse mês”, explicou.
