Alunos do Campus Campinas vencem Prêmio Ciência para Todos – IFSP
Projeto da Fundação Roberto Marinho e Fapesp selecionou iniciativas que apontam soluções para problemas concretos
Julia Teixeira Ziroldo, Miguel Costa Borges de Lima e Emely dos Santos Rodrigues, alunos do curso Técnico em Eletrônica do Campus Campinas do IFSP, são vencedores do Prêmio Ciência para Todos, parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Fapesp.
Os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio participaram do desafio com o projeto “Menstruei e agora?? Absorvente na hora!! Distribuidor automático de absorventes individuais”. Veja mais sobre o projeto abaixo:
A pesquisa foi premiada na categoria ensino médio. No total, foram premiados três vencedores nesta categoria e também na categoria ensino fundamental. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, dia 21 de outubro.
Emely relata que, durante o projeto, teve uma experiência “incrível onde aprendi a trabalhar em grupo, conseguindo desenvolver habilidades técnicas e ver um novo mundo de oportunidades na inovação e na tecnologia. Com esse prêmio, vejo uma grande oportunidade para os estudantes, principalmente as mulheres, no desenvolvimento de projetos que resolvam problemas reais”.
Como premiação, o professor orientador Edson Anicio Duarte receberá um notebook e todo o grupo participará de uma visita a um centro de pesquisa da Fapesp.
No dia 6 de novembro, será realizada uma celebração do projeto no Museu Catavento, na cidade de São Paulo.
Ciência para Todos
O Prêmio Ciência para Todos é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação Roberto Marinho, concebido com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida. Podem participar escolas das redes públicas do estado de São Paulo.
Na terceira edição, a premiação selecionou e destacou projetos de pesquisa, em qualquer área do conhecimento, que utilizem métodos da ciência para propor soluções de problemas concretos, relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os professores e estudantes inscritos participaram de jornadas formativas em ambiente digital do Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, com orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual.
Saiba mais sobre a premiação aqui.
Veja aqui a apresentação em pdf.