GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Agência Minas Gerais | Profissionais do Ipsemg reforçam importância do apoio à amamentação

Ipsemg / Divulgação


O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) abraça a campanha Agosto Dourado com o intuito de intensificar ações sobre a importância do aleitamento materno e da rede de apoio que ocorrem durante o mês. Frente ao tema deste ano “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, a enfermeira do instituto, Cynthia Landim, reforça como a solidariedade tanto dos profissionais de saúde quanto dos familiares podem contribuir de forma significativa durante o processo de amamentação.

“A amamentação nem sempre é simples e natural, é preciso levar em consideração que existe um bebê que está aprendendo a mamar, uma mãe que também está aprendendo a amamentar e uma família que está vivenciando esse momento novo, especial e cheio de inseguranças e incertezas” explica a enfermeira pediátrica e neonatal do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), Cynthia Landim.

Dentro deste contexto, o apoio à amamentação influencia diretamente a saúde das mães e dos bebês. A enfermeira destaca que contar com a ajuda neste momento que é especial e, ao mesmo tempo, delicado, é de suma importância para que as mães ofereçam adequadamente o leite materno para os filhos. Somado a isso, atitudes simples como segurar o bebê para que a mãe possa descansar e realizar suas rotinas diárias, como tomar banho e se alimentar de forma saudável fazem muita diferença.

“É importante que as pessoas sejam solidárias com os pais que estejam passando por esse processo, se colocando no lugar deles, pensando nas noites mal dormidas, nas dores para amamentar e na dificuldade de conciliar o cuidado com o bebê, com a casa e com o autocuidado. Nesse sentido, oferecer ajuda, incentivar a amamentação e usar palavras de apoio são essenciais para dar mais segurança para os pais”, completa, Cynthia Landim. Confira o vídeo com as dicas da enfermeira no Youtube. 

Experiência no Hospital do Ipsemg

O acolhimento empático e humanizado pelos profissionais de saúde é fundamental nos primeiros dias. Neste início, a equipe de saúde reforça o apoio à amamentação, instruindo sobre pega correta, frequência do oferecimento do leite materno e, principalmente, sobre alimentação e descanso.

Bruna de Araújo, servidora do instituto que atua no setor de Pediatria do HGIP, teve o seu primeiro filho em 5/8. Ela conta sua experiência com a amamentação e como sua rede de apoio está lhe auxiliando. “Amamentar e ficar próximo do meu filho tem sido uma experiência única. Mesmo trabalhando na área e conhecendo os processos e orientações, a equipe assistencial tem me instruído de forma adequada”.

A solidariedade dos familiares neste momento de internação e após a alta também somam forças para o sucesso da amamentação e melhor qualidade de vida. Por isso, o marido e mãe de Bruna se revezam na unidade. “Eles pegam o Théo no bercinho para que eu possa amamentá-lo, sem a necessidade de me levantar e fazer esforços. Esse envolvimento e carinho são muito importantes”.

Treinamentos e ações internas

Durante o mês de agosto, servidores do hospital do Ipsemg receberam treinamento sobre amamentação saudável, ministrado pela enfermeira do alojamento conjunto, Katia Cristiane Ferreira dos Santos. A capacitação abordou, temas como o desafio da amamentação, colostro, ingurgitamento mamário, bico intermediário de silicone e translactação.

A equipe do alojamento conjunto do HGIP e do CTI Pediátrico também criaram um mural para a campanha Agosto Dourado. Foram anexados cartazes explicativos sobre os benefícios da amamentação tanto para as mães quanto para os bebês e a importância da rede de apoio.  Os pais de recém-nascidos que estiveram internados no andar receberam lembrancinhas da campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *