GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Professora do IFSP é convidada para a Sigma Xi – IFSP

Docente do Campus Hortolândia se torna membro pleno de Sociedade de Honra da Pesquisa Científica

A professora Luciana Jatobá, do Campus Hortolândia do IFSP, recebeu a indicação para se tornar membro pleno da Sigma Xi, a Sociedade de Honra da Pesquisa Científica. O convite se baseia em suas realizações acadêmicas e contribuições para o avanço do conhecimento na área da Biologia (Ecologia).

Com sede nos Estados Unidos e fundada em 1886 na Universidade de Cornell, a Sigma Xi é a maior sociedade científica interdisciplinar do mundo, reconhecendo e unindo pesquisadores de diversas disciplinas em prol da promoção da integridade na ciência, melhoria da pesquisa e divulgação científica.

Luciana Jatobá tem se destacado em sua área de atuação, com ênfase na ecologia vegetal e ecologia química. Seu trabalho de doutorado focou em estratégias de “guerra química” em uma planta de comportamento invasor, conhecida popularmente como samambaião (Pteridium arachnoideum), que pertence a um grupo de samambaias invasivas encontradas nos cinco continentes. O samambaião representa um desafio significativo para áreas de conservação, dada sua habilidade de dominar ecossistemas inteiros.

Em sua tese de doutorado, Luciana isolou e identificou uma substância química produzida pelo samambaião, que é liberada no solo por meio da serrapilheira e tem a capacidade de inibir o crescimento de outras espécies vegetais. A acumulação dessa substância química no solo impede o desenvolvimento de outras plantas mesmo após a remoção mecânica da vegetação invasora.

Além de suas pesquisas pioneiras, Luciana Jatobá também tem publicações na área de ecologia vegetal. Recentemente, ela contribuiu com um capítulo de livro na série da editora Springer, uma das principais editoras científicas internacionais, que é parte do grupo Nature.

A Sigma Xi inclui mais de 200 pesquisadores laureados com Prêmio Nobel e seleciona seus membros por meio de indicação independente por dois outros membros da sociedade. Atualmente, além de sua pesquisa contínua, Luciana tem dedicado esforços à orientação de trabalhos de pré-iniciação científica, incentivando estudantes do IFSP a se envolverem em feiras de ciência, eventos e competições científicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *