GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Educação Integral oferece aulas de ballet no contraturno

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

Um, dois, três, quatro… a contagem na voz da professora ajuda as alunas a marcarem o tempo da música e a seguirem os passos, com postura ereta, respiração tranquila e olhos bem atentos. As aulas de ballet começam cedo na Emefi Vera Babo de Oliveira, no Jardim Altos de Santana, às terça e sextas-feiras, e preenchem de arte a rotina de 30 alunas, com idades entre 6 e 10 anos. 

A oficina de ballet é uma das 165 oficinas de Arte e Cultura na Educação Integral que acontecem para mais de 4.300 estudantes da rede de ensino municipal. 

As atividades de contraturno têm parceria com artistas e professores da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e acontecem na rede de ensino municipal desde 2022 com 15 oficinas, como jazz, circo, desenho, capoeira, teatro, pintura em tela, musicalização, entre outros.

Futuras bailarinas

Para a orientadora cultural Nathalia Reis, a experiência na escola Vera Babo tem sido “mágica”. 

“Para as meninas, o acesso ao universo da cultura e da arte é novo ainda, acompanhá-las e ver darem os primeiros passos, colocar a roupa e pisar no palco tem sido incrível. Nossa aula de ballet une técnica em um universo lúdico, trabalhamos alongamento, memória coreográfica e algumas brincadeiras”, explica Nathalia.

“O retorno é positivo e tem sido muito gratificante passar conhecimento para elas. Já podemos ver algumas sementinhas brotando e futuras bailarinas”, destacou. 

Maria Helena de Sousa, tem 9 anos, está no 4º ano da escola e participa das aulas de ballet há um ano. Para ela, a escola representa um bom lugar, com amigos, professores legais, comida boa e, claro, o ballet. “Eu me sinto muito feliz aqui porque aprendo sempre coisas novas com a dança”, diz satisfeita. 

Mantendo a postura de bailarina, Anna Luiza dos Santos, 8 anos, do 3º ano, conta que a Emefi Vera Babo tem espaços amplos e é uma “escola muito bonita”. E ter dança na escola, além de ser algo diferente, é divertido. 

“Me sinto muito feliz porque é muito legal participar do ballet. Acho divertido e pretendo continuar”, afirmou. 

Arte, Cultura e Educação

– A Educação Integral na rede municipal oferece: oficinas de tecnologia que envolvem o maker (fazer com as próprias mãos), programação e robótica; Arte e Cultura com ballet, jazz, circo, teatro e outras; além de Esportes no Escola Ativa, com opções como: badminton, vôlei, basquete, futsal, judô, projetos integradores, entre muitas outras.

– Mais de 4.300 estudantes participam das 165 oficinas de Arte e Cultura nas escolas e espaços culturais da cidade. 

– Ao todo, a Educação Integral oferece mais de 14 mil vagas para oficinas no contraturno escolar. 

– São 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental Integral, destas, 12 funcionam como Centros de Educação Integral (CEIs).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *