GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Alunos da Rede Municipal de Ensino são campeões da OBR e se classificam para etapa nacional

Três escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa conquistaram os três primeiros lugares no ‘Nível 1’ da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa estadual. A final foi nesta quinta-feira (31) na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho. A Escola Municipal Frei Afonso e a Escola Municipal Cívico Militar Chico Xavier ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente, e com isso se classificaram para a etapa nacional, que acontecerá em Salvador (BA), de 7 a 12 de outubro. A OBR foi organizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), em parceria com o Governo da Paraíba.

A equipe ‘FarLab’, que é formada pelos alunos Luiz Felipe, Matheus Cândido e Lucas Cândido, da Escola Frei Afonso, teve a frente a experiência do professor Rodrigo Lira de Albuquerque, que agora já soma oito títulos estaduais só com essa unidade de ensino.

“Mais um título para a Rede Municipal de Ensino, para a Escola Frei Afonso, que já tem uma cultura didática com a robótica implantada há um bom tempo. Ano passado ficamos em 3º lugar no Brasil. Consagramos mais uma vez que o ensino público tem qualidade e conseguimos atingir o objetivo na transformação de vidas, que é uma das nossas missões como professor”, disse o docente.

Rodrigo Lira disse ainda que desde o início dos trabalhos com robótica o grande sonho era construir um laboratório de inovação e tecnologia na escola e a atual gestão da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Sedec, foi além e presenteou várias escolas da Rede com Laboratórios Makers, que proporcionam um ambiente adequado para um aprendizado cada vez mais criativo e inovador.

O aluno Luiz Felipe também não escondeu a emoção ao ser campeão. “Esse ano foi com muita emoção, porque nas duas primeiras rodadas o robô não teve um bom desempenho. Na rodada final ele fez tudo conforme programado”, disse.

Quem também se classificou para a etapa nacional foi a equipe ‘Robotics’, formada pelos alunos da Escola Cívico Militar Chico Xavier. “Foi surpreendente. Esse é o nosso primeiro ano e tivemos dois meses para criar o robô. E quando começou a anunciar o resultado nós baixamos muito nossa expectativa, mas graças a nossas professoras Jacilene Dias e Joyce Garrido, conseguimos sair vitoriosos”, falou o aluno Arthur Dantas de Oliveira.

Também fazem parte da equipe ‘Robotics’ os alunos Augusto Tavares Diniz, Giovanna Oliveira de Albuquerque e Miguel Schnneider Mousinho Majuri.

O 3º lugar no ‘Nível 1’ também ficou com a Rede Municipal de João Pessoa. A equipe ‘Rbot Team’ é formada pelos alunos da Escola Municipal Professor Paulo Freire.

“A gente está vendo aí os nossos meninos em destaque. E eu fico mais feliz ainda porque no ‘Nível 2’ os alunos que ficaram em 2º lugar são nossos ex-alunos. Parabéns a todos os professores e professoras. A gente sabe que todo esse sucesso vem lá do chão das nossas escolas, pelo cuidado e pelo zelo que temos tido. O nosso prefeito Cícero Lucena tem acertado. Quando se investe nessa criançada a gente traz um bom resultado, principalmente do conhecimento. E obrigado a todos e a todas que fazem essa parte da tecnologia da Secretaria de Educação”, agradeceu a secretária de Educação, América Castro.

A escola que conquistou esse 2º lugar no ‘Nível 2’ foi a LabCriar Tecnologia Educacional, com a equipe ‘LabCriar Competition’.

“A OBR é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Robótica, realizada em todo Brasil, em parcerias com prefeituras e estados. Atualmente é considerada como o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo”, disse o representante da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro.

Também foram entregues medalhas de premiações extras para as equipes que se destacaram nas seguintes categorias: Melhor Escola Pública, Privada, Programação, Maker, Dedicação, Inovação, Robustez e Design.

Confira abaixo as premiações extras e a classificação final no ‘Nível 1’ alcançada pelas escolas municipais da Capital

Prêmio Robustez – Equipe ‘Blade Hunter’, formada pelos alunos da escola Municipal Duarte da Silveira;

Prêmio Inovação – Equipe ‘Roboteens 1’, formada pelos alunos da Escola Municipal Major José de Barros Moreira;

Prêmio Design – Equipe ‘Fire Robots’, formada pelos alunos da Escola Municipal Santa Ângela;

Prêmio Dedicação – Equipe ‘CRIII’, formada por alunos do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi);

Prêmio Programação – Equipe ‘Tarchilla 1’, formada por alunos da Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca;

Prêmio Maker – Equipe ‘CRII’, formada por alunos do Cemapi;

3º lugar – Equipe ‘Rbot Team’, formada pelos alunos da Escola Municipal Professor Paulo Freire;

2º lugar – Equipe ‘Robotics’, formada pelos alunos da Escola Cívico Militar Chico Xavier;

1º lugar – Equipe ‘FarLab’, formada pelos alunos da Escola Municipal Frei Afonso.

Confira abaixo as premiações extras e a classificação final no ‘Nível 2’ alcançada pelas escolas municipais da Capital

Prêmio Robustez – Equipe ‘Supreme’, formada por alunos da Escola Municipal Duarte da Silveira;

Prêmio Inovação – Equipe ‘Zeus’, formada por alunos da Escola Municipal Drº Severino Patrício.

Classificados para a etapa nacional

Nível 1

Equipe ‘FarLab’ formada pelos alunos da Escola Municipal Frei Afonso, de João Pessoa;

Equipe ‘Robotics formada pelos alunos da Escola Cívico Militar Chico Xavier, de João Pessoa.

Nível 2

Equipe ‘Ares’ formada por alunos do Instituto Federal da Paraíba, Campus Catolé do Rocha;

‘LabCriar Competition’ formada por alunos do LabCriar Tecnologia Educacional, de João Pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *