GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Hospital Geral de Nova Iguaçu irá receber doações de sangue neste feriado

Hospital Geral de Nova Iguaçu irá receber doações de sangue neste feriado




Uma das alternativas para curtir o feriado de Proclamação da República é doar sangue no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) e ajudar quem precisa através deste gesto de solidariedade. Nesta quarta-feira (15), o banco de sangue da unidade de saúde irá receber os doadores, das 7h30 às 18h. O objetivo é atender as pessoas que não têm disponibilidade para fazer sua doação em dias úteis.

O HGNI vem adotando medidas para atrair mais doadores de sangue. Desde julho o banco de sangue está funcionando em horário ampliado, além de também abrir as portas para receber doadores aos sábados. A intenção é garantir o abastecimento regular do estoque, principalmente nesta época de fim de ano, quando os números de doações costumam cair e os atendimentos de emergência aumentam. Para atender a demanda, são necessárias 800 bolsas de sangue coletadas por mês.

Os interessados em doar devem estar com boa saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 tenham sido doadores em outros momentos. Menores de idade devem ter autorização dos pais ou responsáveis. Não é preciso estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Não poderá doar quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12h.

O HGNI fica localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, n° 953, na Posse. O banco de sangue funciona próximo à recepção da unidade de saúde.

Outras recomendações para doar sangue

– Quem teve sintomas de gripe ou resfriado deve aguardar dez dias após terminar o tratamento medicamentoso;
– Pessoas vacinadas precisam esperar até 48h para fazer sua doação;
– Quem fez tatuagem ou piercing deve aguardar até 12 meses para doar; Exceto piercing na língua ou partes genitais que estará apto para doação um ano após a retirada;
– Diabéticos precisam estar com a glicose controlada e não fazer uso de insulina;
– Quem fez endoscopia ou colonoscopia precisa esperar seis meses;
– Não ter doença de chagas ou infecção sexualmente transmissível;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *