GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Agência Minas Gerais | Copasa entra para seleto grupo de empresas reconhecidas pela sustentabilidade

A B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, divulgou nesta terça-feira (2/1) que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) entrou para o seleto grupo de companhias que integram a 19ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que em 2024 reunirá 78 empresas de 36 diferentes setores do país. 

Esse reconhecimento alcançado pelo desempenho obtido no ISE B3 demonstra a eficácia da Gestão da Sustentabilidade e ESG da Companhia e o seu compromisso em prol do desenvolvimento sustentável, tornando concreto o seu propósito de Cuidar da Água e Gerar Valor para as Pessoas.   

O objetivo do ISE B3 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. O índice também possibilita um poderoso benchmarking de mercado, apoiando os diferentes investidores a selecionarem os ativos que estejam alinhados às melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as iniciativas ESG contribuem para a perenidade dos negócios. 

O presidente da Copasa, Guilherme Duarte, destacou a robustez das práticas sustentáveis desenvolvidas na empresa fundamentadas no propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas. “A Copasa exerce um cuidado muito grande para aprimorar seu modelo de negócio de forma a potencializar a Agenda ESG da Companhia”, disse. 

Para participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, as companhias devem obrigatoriamente atender a rigorosos quesitos relacionados às práticas sustentáveis.

“Essa conquista compôs o planejamento estratégico da diretoria e está relacionada a um conjunto de decisões que alavancam os resultados da Agenda ESG e a consolidação da cultura do desenvolvimento sustentável na Companhia, uma premissa da nossa direção”, relatou o diretor de Relacionamento com o Cliente e Regulação da Copasa, Cleyson Jacomini de Sousa.  

A Companhia destaca as seguintes iniciativas: 

  • o estabelecimento da Agenda ESG da Copasa; 

  • adesão da Copasa ao Pacto Global da ONU em 2020, quando formalizou o comprometimento com os Dez Princípios nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A Copasa também aderiu ao Movimento Mais Água e ao Movimento Elas Lideram, ambos do Pacto Global; 

  • a Companhia integra a Rede Desafio 2030 (D2030), composta por organizações líderes em Sustentabilidade no estado de Minas Gerais, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global; 

  • integrante como cofundador do primeiro Hub ODS do mundo, com investimentos em inovação e esforços para tornar sustentável a transformação positiva da sociedade nas áreas de atuação da Companhia; 

  • empresa associada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e signatária da Carta Empresarial pelos Direitos Humanos e pela Promoção do Trabalho Decente; 

  • integrante ativo entre as 90 empresas que compõe o Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo.  

Além disso, a Copasa consolidou seu Comitê de Sustentabilidade, formado por responsáveis pelos principais processos que impactam diretamente no alcance dos resultados da Agenda ESG, atuando de forma a garantir o alinhamento da estratégia corporativa às melhores práticas de mercado relacionadas à gestão da sustentabilidade, bem como propor procedimentos de gestão da sustentabilidade corporativa e monitorar sua performance, promover aperfeiçoamentos e demonstrar a sua contribuição na obtenção de resultados para o negócio.  

Cabe destacar que foram captados recursos, a fundo perdido, na ordem de mais de um milhão de reais, por meio da Agenda ESG, para desenvolver iniciativas que fomentem a equidade de gênero, tanto junto ao corpo funcional como nas comunidades que integram a área de abrangência da Copasa. 

No último exercício, a Copasa realizou investimentos sociais externos, tais como projetos culturais, artísticos, esportivos e sociais, seguindo as diretrizes da Política de Doações e Patrocínios. Com o objetivo de promover o acesso ao saneamento, a tarifa residencial social oferece redução de até 50% no valor da conta de água e de esgoto das famílias de baixa renda, para consumos inferiores a 20 m³. Esse benefício atingiu 686,9 mil economias para os serviços de abastecimento de água e 405,5 mil economias para os serviços de esgotamento sanitário, considerando a Copasa e a subsidiária Copanor, conjuntamente. 

“Integrar a Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 compôs a estratégia de atuação da Copasa para reforçar a construção de um modelo de negócio sustentável. Com este resultado, a Companhia obtém o reconhecimento das suas práticas que foram aprimoradas a partir de um projeto estratégico aprovado e monitorado pela direção da empresa, o qual teve como premissa a melhoria de processos e das ferramentas de gestão institucionais”, ressaltou Luciana Barbosa, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Copasa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *