GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Prefeitura e Saae/Sorocaba iniciam obras de individualização de hidrômetros no Conjunto Habitacional Benedicto Cleto

Fotos: Michelle Alves – Secom

Por: Évelyn Azevedo

A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciaram nesta sexta-feira (2) as obras de individualização de hidrômetros no Conjunto Habitacional Benedicto Cleto, unidade da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) localizada no bairro Júlio de Mesquita Filho, na zona oeste da cidade.

As instalações começam pelo prédio G1, com a individualização de 128 apartamentos. Os serviços no residencial serão realizados por meio de empresa contratada por licitação realizada pelo Saae/Sorocaba. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em agosto deste ano, com investimento de aproximadamente R$ 671 mil.

A individualização cumpre com o objetivo de que cada morador tenha seu ponto, conseguindo acompanhar seu consumo sem prejuízo de rateio ou divergência de valores. O projeto contempla, ainda, a substituição das linhas de distribuição de cada um dos apartamentos, melhorando a infraestrutura dos prédios.

Lei garante a gratuidade do serviço
Todo o processo não tem custo algum para os moradores, pois os empreendimentos são voltados às famílias em situação de vulnerabilidade. A melhoria está assegurada pela Lei Municipal nº 12.300/21, sancionada pelo Poder Executivo, em maio de 2021. A legalidade da ação é reconhecida (parecer nº 21/2018), inclusive, pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares – PCJ), que atua como agente fiscalizador do serviço na região.

A medida colabora para o controle do consumo de água em cada unidade, bem como na redução da inadimplência. Isso, porque a expectativa é de que os usuários passem a pagar em dia suas contas, pois o consumo será condizente com a realidade de cada morador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *