GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Programa “PTS na Escola” tem continuidade com atividades na E.M. “Jaci Dourado Matielli” nesta terça (7) – Agência de Notícias



6 de maio de 2024

19:43

Por: Marcelo Andrade, Rose Campos

Até o fim desta terceira etapa do projeto, que teve início em 2022, aproximadamente 800 alunos da rede municipal de ensino terão sido beneficiados com essa iniciativa

As ações educativas do Programa “PTS na Escola”, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba e da Secretaria de Educação (Sedu), terão continuidade a partir desta terça-feira (7). Desta vez, os alunos do Ensino Fundamental da E.M. “Jaci Dourado Matielli”, localizada no Jardim Montreal, irão participar das atividades dessa iniciativa, que proporciona aulas com foco em tecnologia nas unidades escolares da rede municipal de ensino.

Por meio do projeto, que tem parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), um ônibus adaptado vai até as escolas municipais, permanecendo oito dias em cada unidade, para levar atividades de robótica, ciência e tecnologia para os estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais da rede municipal de ensino de Sorocaba.

Esta será a segunda escola a participar do programa nesta terceira etapa. A primeira escola beneficiada, neste ano, foi a E.M. “Matheus Maylasky”, na região central. Ali, cerca de 40 estudantes, na faixa etária de oito a 10 anos e organizados em duas turmas, receberam as aulas no ônibus itinerante do PTS, onde puderam aprender sobre os fundamentos da cultura maker (faça você mesmo), além de proporcionar atividades de lógica, ciência e robótica aos alunos.

Para a presidência do Parque Tecnológico de Sorocaba, muito além da introdução de recursos tecnológicos no ambiente educacional, é importante desenvolver e estimular os alunos, pois, somente assim, será possível amplificar os avanços científicos e tecnológicos do País. A missão do projeto, portanto, é capacitar os estudantes para a construção de uma consciência crítica e participativa, a partir dos conceitos da tecnologia e inovação, em relação ao meio em que vivem.

Em 2022, em sua primeira etapa, o Programa “PTS na Escola” atendeu um total de 180 alunos da rede. No ano seguinte, em 2023, mais cinco escolas foram beneficiadas, alcançado aproximadamente outros 300 estudantes. Para este ano serão oito escolas envolvidas, atendendo cerca de 320 alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *