GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Prefeitura de João Pessoa lança campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de João Pessoa lançou, nesta quarta-feira (8), a campanha Faça Bonito, referente ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A abertura aconteceu no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O vice-prefeito Leo Bezerra, durante o evento, reforçou o compromisso da gestão municipal com as crianças e adolescentes do Município.

“Essa é uma responsabilidade que não é apenas da Prefeitura Municipal, ou do Governo Federal, cabe a cada um de nós denunciarmos. Estarmos sempre atentos e ligados para acabar com esse problema do abuso sexual e da exploração infantil na nossa Capital, no Brasil e no mundo. Nós temos uma equipe que está pronta para dar todo o suporte nesses casos, mas nosso desejo maior é que isto não aconteça na nossa cidade. E a gente vai estar pronto e preparado para trabalhar cada vez mais pelas nossas crianças”, ressaltou Leo Bezerra.

O grupo de maracatu Tambores do Tempo, da Escola Viva Olho do Tempo, localizada em Gramame, fez parte da abertura do evento, e por meio das músicas e falas da representante do grupo, destacaram a importância da valorização das “nossas crianças”, como destacou a Mestra Doci. “Esses meninos aqui são da periferia, mas estão aprendendo que devem sim sonhar, e nós somos responsáveis por manter vivo esse desejo. Nossas crianças querem ser ouvidas, abraçadas, beijadas e vistas por nós, com respeito. E é isso que devemos a elas”, destacou.

Com o tema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha foi organizada pelas Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Social, Turismo, Educação e Cultura, de Segurança Urbana e Cidadania, além da Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Paraíba (Redexi), a Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes da Paraíba (Remar), o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil da Paraíba (Fepeti), Conselhos Tutelares e pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

“A campanha do 18 de maio faz referência a uma violência sofrida por uma criança chamada Araceli, lá em 1973, onde ela foi sequestrada, drogada, violentada, e teve seu corpo carbonizado. E é até hoje um símbolo de luta, para que possamos combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Então, João Pessoa lança hoje essa campanha, com diversas ações durante todo o mês de maio. Teremos ações em Cras e Creas, nas cozinhas comunitárias, nos conselhos tutelares, com as secretarias e instituições envolvidas. Essa é a nossa luta, dizer não ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante todo o ano, todos os dias, em todos os momentos”, reforçou a secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania, Benicleide Silvestre.

A programação vai contar com rodas de diálogos, e diferentes espaços e instituições, abordagem social com material informativo, mobilizações, apresentações culturais, pit stop, flash mob, panfletagem, atos públicos e caminhadas. Todas as atividades são abertas ao público e pretendem levar informação e sensibilizar a população.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério Público, da 1ª Vara da Infância de Juventude da Comarca de João Pessoa, do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, a chefia da Repressão ao Crime de Abuso Sexual Infantil pela Internet, a Polícia Civil da Paraíba, e os presidentes dos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente reforçando a importância da união entre os órgãos de proteção e garantia de direitos.

Denúncias – Os Conselhos Tutelares são porta de entrada para as denúncias, que podem ser feitas presencialmente ou pelo telefone 3214-7081, com garantia de anonimato. Tem ainda o canal nacional de denúncias, o Disque 100; o Disque Nacional, que é o 123; e o Disque Municipal, 156.

Um comentário sobre “Prefeitura de João Pessoa lança campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

  • hey there and thank you for your information – I’ve certainly picked up something new from right here.
    I did however expertise a few technical issues using this
    web site, since I experienced to reload the website
    lots of times previous to I could get it to load correctly.
    I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I’m complaining,
    but slow loading instances times will often affect your placement in google and can damage your high-quality score
    if ads and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my email and can look out for much more of your respective fascinating content.
    Ensure that you update this again very soon.. Lista escape roomów

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *