GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

Sem categoria

Programa de Economia Solidária do IFSP inicia atividades – IFSP

Cursos desenvolvem habilidades de cooperativismo nas comunidades locais 

No último mês de junho, o IFSP deu início aos cursos do IPÊ Programa de Economia Solidária, iniciativa que promove o desenvolvimento da economia popular e solidária no Brasil. Os cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário e de Gestão de Empreendimentos Solidários são oferecidos nos Campi Avaré, Birigui, Ilha Solteira e São José dos Campos e reúnem 300 vagas oferecidas nas comunidades locais.

O Programa de Formação e Qualificação Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais é fruto do trabalho coletivo de grupos, organizações e instituições que trabalham com iniciativas que visam ao fortalecimento da Economia Solidária no Brasil, nos estados e nos territórios de identidade. 

Os cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário e de Gestão de Empreendimentos Solidários promovem a qualificação social e profissional de empreendedores em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, alinhada com a política de economia popular e solidária, com foco no acesso e permanência em ocupações demandadas pelo setor produtivo local e/ou relacionadas à vocação econômica do território,  visando à inclusão e à inserção no mundo do trabalho,  priorizando, assim, a articulação dos conhecimentos teóricos e práticos da formação básica  e de qualificação profissional. 

O egresso do primeiro curso terá perfil profissional para desenvolver estratégias de fomento não só às políticas públicas de economia solidária no território, como também à criação de Empreendimentos Econômicos Solidários, e, ainda, à articulação e construção de redes de cooperação solidárias e cadeias produtivas em economia solidária. 

Já o egresso do segundo curso irá auxiliar na estruturação de planos de desenvolvimento solidário para empreendimentos econômicos solidários, abrangendo estratégias de organização produtiva, financeira, investimento, autogestão, comercialização, entre outras. 

Ilha Solteira 

O Campus Ilha Solteira deu início às turmas dos dois cursos no último dia 10 de junho e os alunos já realizaram sua primeira visita técnica à V Feira de Sementes Crioulas, na cidade de Andradina, em São Paulo. Esse evento anual é um dos mais importantes da região, promovendo a troca de sementes crioulas e práticas sustentáveis no cultivo e na gestão de empreendimentos solidários. A imersão e a interação com agricultores, técnicos e outros estudantes ampliaram a visão dos alunos sobre a economia solidária e as possibilidades de atuação nesse campo. 

 

São José dos Campos 

No Campus São José dos Campos, a primeira turma do curso Gestão de Empreendimentos Solidários teve início no dia 29 de junho, na Escola Popular de Agroecologia Ana Primavesi, localizada no Assentamento Egídio Brunetto, em Lagoinha, São Paulo.

O curso conta com participantes de sete municípios do Vale do Paraíba e de pelo menos cinco organizações: Associação Mista dos Agricultores Agroecológicos do Vale do Paraíba, Cooperativa Mista de Agricultores de Tremembé e Região, Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, Rede de Coletores de Sementes do Vale do Paraíba e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. 

Saiba mais aqui.

Demais campi 

Os demais campi do IFSP contemplados para ofertar cursos no âmbito do IPÊ Programa de Economia Solidária já estão em fase de implantação dessa iniciativa e devem iniciar suas aulas entre os meses de julho e agosto. 

Primeiro lugar 

Em 2023, o IFSP conquistou o primeiro lugar junto ao edital de seleção do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), do Ministério do Trabalho e Emprego. Dessa forma, o IFSP realiza o gerenciamento de 1.440 vagas do programa, distribuídas em sete Institutos Federais (IFRS, IFSUL, IFGOIANO, IFG, IFRJ, IFNMG e IFSP).  

Saiba mais sobre a seleção do IFSP no Programa Manuel Querino aqui.