GAZETA DE SERGIPE

Gazeta de Sergipe: Notícias, futebol ao vivo, jogos

UTIs do Hospital Municipal têm avaliação acima da média

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

As quatro Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Municipal registraram uma média geral de aceitabilidade acima de 97% no mês de julho, segundo pesquisa mensal feita pelo SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário).

As UTIs 1 e 2, ambas para adultos, registraram 96% e 98% de aceitabilidade na média geral dos itens avaliados. A UTI Neonatal (bebês prematuros) e a UTI Pediátrica (crianças) registraram 98% cada uma.

No ano passado, passaram pelas UTIs do Hospital da Vila 2.175 pacientes, sendo 1.676 nas unidades de adultos e 499 nas infantis. São unidades preparadas para casos mais graves e de alta complexidade.

Além das equipes médicas e de enfermagem, trabalham nas UTIs psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

“O diferencial da UTI, que resulta na boa receptividade por parte dos pacientes e acompanhantes, é o trabalho coeso. Todos trabalham para que a conduta médica seja feita sempre de maneira uniforme e com continuidade”, afirmou o médico Rui Cordeiro de Lima Neto, coordenador da UTI Adulto.

Segundo ele, as UTIs acabam gerando uma sensação de segurança maior com relação ao atendimento. É uma unidade fechada, onde as equipes conversam com frequência com os mesmos familiares em internações mais longas, os protocolos são uniformes, a atuação da enfermagem clínica é contundente e há apoio dos profissionais de psicologia para as famílias.

Pesquisa

Nas UTIs são avaliados itens como recepção geral, recepção de visitas, enfermagem, médico, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, alimentação, rouparia, limpeza e portaria.

Dentro dos itens são verificados critérios como atenção e gentileza, assistência prestada, clareza nas orientações, limpeza dos quartos e banheiros, roupa de cama, higiene e apresentação dos profissionais, sabor, temperatura e horário das refeições, entre outros.

“A aceitabilidade é medida a partir de uma pesquisa de satisfação respondida por pacientes e acompanhantes. Ela é uma ferramenta importante para o hospital. Os resultados são discutidos com as equipes e definem ações para que o atendimento seja o melhor possível”, disse Rafaela Oliveira, coordenadora do SAU.

Além das UTIs, o SAU avalia todos os setores do Hospital Municipal como os Pronto-Socorros Infantil, Adulto e Ginecológico, Ambulatório, Exames, Centro Obstétrico, Ambulatório da Mulher, Observação Adulto, Observação Pediátrica, Pediatria, Clínicas 1, 2 e 3, Maternidade, Alojamento Conjunto e Retaguarda 2.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *